Acrimat em Ação 2017” percorre última rota a partir de segunda-feira (05)

Maior projeto da pecuária de corte em Mato Grosso realiza a última rota em junho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) começa a última etapa do maior projeto da pecuária de corte do Estado e um dos principais do país, o Acrimat em Ação. A partir de 05 de junho, a região norte recebe a equipe técnica e a palestrante convidada com uma palestra sobre o mercado pecuária e também para levar informações sobre as ações desenvolvidas pela entidade. Nesta última etapa, o projeto visita Guarantã do Norte (05), Colíder (06), Apiacás (07), Nova Bandeirantes (08), Nova Monte Verde (09), Alta Floresta (10) e Rondonópolis no dia 19 de junho.

O tema abordado este ano, “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, faz um panorama de toda a cadeia produtiva, desde a criação até às gôndolas e são apresentadas as ferramentas e tecnologias disponíveis e como podem ser utilizadas de acordo com o perfil de cada propriedade e produtor. Outro ponto debatido nas palestras é sobre as exigências do mercado consumidor e como atender essa demanda.

Para tanto, a Acrimat apresenta a todos os participantes as medidas adotadas no intuito de preservar o setor, visto que o preço da arroba está desvalorizada e há muitas incertezas sobre o mercado. No último mês, por exemplo, a entidade solicitou a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) para o gado em pé e aceleração da adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

A isenção do ICMS ainda não foi referendada pela Secretaria de Estado de Fazenda e a Acrimat aguarda uma resposta oficial do governo. Já com relação à adesão ao SISBI, o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) informou que o processo já está em andamento junto ao Ministério da Fazenda.

O presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares afirma que o “Acrimat em Ação” é um dos principais programas da pecuária de corte do país justamente porque vai até o produtor, levando informações e fazendo um panorama do setor para desenvolver políticas de fomento à atividade.

“Mais do que nunca, o projeto está presente em um momento de muitas incertezas. Ao longo dos últimos anos, mais de 20 mil pessoas já participaram deste programa e neste ano debatemos com os pecuaristas formas para melhorar a renda por meio do planejamento, da eficiência e, principalmente, ofertando carne de qualidade”, resume Marco Túlio.

Para apresentar o tema, o Acrimat em Ação 2017 conta com a participação da analista de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Mariane Crespolini dos Santos. Ela apresenta aos pecuaristas um panorama geral da economia, do mercado da carne e os mecanismos disponíveis para alcançar resultados.

Parceiros

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017,  o evento tem cinco parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.