Acrimat em Ação cresce 32% na segunda etapa

Aumento de público e foco na intensificação marcam circuito
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais de mil pessoas acompanharam os cinco eventos da segunda Rota do Acrimat em Ação 2016, que passou pelo Vale do Araguaia e sul de Mato Grosso. O crescimento de público na etapa foi de 32% em relação ao ano anterior. O evento, promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), já passou por 13 municípios e leva informação aos pecuaristas de todo Estado. Esse ano o tema é a intensificação racional da produção de bovinos de corte, e que fala sobre o assunto é o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Armindo Kichel.

O evento de fechamento do circuito em Rondonópolis, ainda teve como destaque a oficialização do nome do diretor regional Marco Túlio Duarte Soares como indicado à próxima gestão da Acrimat. Para o Presidente da Associação, José João Bernardes, a escolha priorizou a atenção aos desafios da atividade. “É importante investir nas pessoas que estejam em sintonia com os tempos de inovação e mudanças e que repercutam os interesses das bases de nosso setor. Marco Túlio pela sua participação efetiva em várias instituições da pecuária reúne todos esses requisitos, está alinhado com o desenvolvimento da pecuária e tem total condições de realizar um mandato de muito crescimento para a entidade”, destacou Bernardes. O nome de Túlio foi citado e aceito por unanimidade entre os dirigentes. Ao aceitar o convite para a candidatura Marco Túlio reforçou o compromisso com a união e o fortalecimento do setor. “O momento é de se pensar na pecuária do estado, num grupo coeso que tenha um mesmo foco de fortalecer a instituição da melhor forma. Pensando sempre no bem comum dos produtores de Mato Grosso”, reforçou Túlio.

A primeira parte da Rota passou por Vila Rica, Água Boa, Cocalinho e Barra do Garças, que reúnem juntas um rebanho de mais de um milhão e oitocentas mil cabeças de gado. Em Vila Rica, na divisa com o Pará, os pecuaristas têm o grande desafio de trabalhar a integração lavoura-pecuária e transformar ainda mais a região. Segundo o diretor regional Anísio Vilela Junqueira Neto, o Acrimat em Ação acompanha a evolução do setor e as necessidades dessas transformações. “A cada palestra vem aprimorando e trazendo inovação para o público da região, essa evolução do projeto acompanha as necessidades de cada momento”, destacou Anísio Neto, o “Netão”.

Em Água Boa, o destaque foi para as quatro tecnologias de custo zero – escolha de forrageira; formação de pasto; manejo e colheita de pastagem; e o descarte de animais de baixa produção. Para o produtor Maurício Cardoso Tonhá, é a tecnologia é o diferencial na evolução dos negócios. “As novas tecnologias, que cada vez estão mais disponíveis no mercado são responsáveis pela grande transformação que ocorre dentro das atividades primárias. A agricultura e pecuária, precisam ser integradas utilizando corretamente a nutrição, melhoramento de pastagens, genética e gestão. Todas essas ferramentas contribuem de forma definitiva para o crescimento da atividade, melhoria de renda e gerando riquezas para o Estado de Mato Grosso”, destacou Tonhá. Para o Armindo Kichel, o Vale do Araguaia é um terreno fértil para investimentos e crescimento. “O Vale do Araguaia, além do potencial de integração lavoura pecuária, tem também potencial de boa irrigação, boa genética e bons projetos. A escolha do tema pela Acrimat, somado ao interesse do público em intensificar, produzir forragem e melhorar o negócio, nos dá certeza de que cada vez mais Mato Grosso terá uma pecuária mais rentável e produtiva”, destacou Kichel.

Além das palestras, o circuito realiza visitas técnicas que trazem in loco o acompanhamento da Comitiva e as avaliações dos produtores. Para o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Francisco Pugliesi de Castro, proprietário da Fazenda Chic Paulicéia, visitada na Rota2, o Acrimat em Ação traz temas atuais e alinhados com o setor. “Percebemos que os temos tratados no projeto são atuais podem ser aplicados na prática como vimos aqui na visita técnica. Muitas vezes a implementação dessas tecnologias não exigem necessariamente investimentos, mas atitude proativa de cada produtor em aprender, inovar e acompanhar os resultados”, destacou Francisco, mais conhecido como Chico da Paulicéia.

Com um aumento de 50% no público participantes, Rondonópolis fechou a segunda rota do Acrimat em Ação com a presença maciça de pecuaristas no evento. Para o consultor da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, que realiza anualmente as mobilizações do projeto, as parcerias são fundamentais para que a informação chegue aos pecuaristas. “O alcance de mais de 1000 pessoas em cinco eventos é na certa uma grande conquista. Creditamos isso aos nossos parceiros, os sindicatos rurais, aos diretores regionais, e principalmente aos produtores que veem a importância de buscar informação e tecnologias para melhorar seu negócio“, frisou Amado.

O projeto tem mais duas rotas que percorrerão as regiões Norte, Médio Norte, Noroeste e Arinos visitando 17 municípios. Entre os objetivos do Acrimat em Ação, estão a oferta de conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte; fomento de discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária; integração entre os produtores; e captar demandas específicas de cada região. Além de toda estrutura de realização, o Acrimat em Ação ainda traça um panorama estadual da pecuária. Os questionários estratégicos sobre os temas do setor, respondido pelos participantes nas palestras, trazem o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) – parceiro da Acrimat, dados de todas as regiões.  Como resultado dessa pesquisa, no ano passado o Panorama Pecuário de MT, apontou um crescimento de 70% na produtividade arroba/hectare nos últimos 10 anos.

A Comitiva roda os 12 mil quilômetros do trajeto em 6 veículos e é composta pela equipe técnica e estratégica da Acrimat, imprensa e os parceiros. Para realizar do programa a Acrimat contou com parceiros que acreditam no programa e apoiam sua realização pelo fortalecimento da pecuária mato-grossense – Senar, Sicredi, Ouro Fino e Toyota – Via Láctea, Orion e Canopus.