Cuiabá sedia reunião da Aliança Internacional da Carne

Acrimat recebe os principais países produtores de carne bovina para discutir pauta do setor
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Membros da International Beef Alliance (IBA), as principais nações produtoras de carne bovina do mundo, chegam aIBA_bandeiras Mato Grosso na próxima semana para reunião executiva anual. A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que representa o Brasil na chamada ‘Aliança’, recebe a comitiva em Cuiabá. O grupo é composto por Canadá, México, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Paraguai e Brasil, que representam juntos, mais da metade da produção mundial de proteína vermelha e 63% das exportações globais de carne.

Com a missão de superar as expectativas dos consumidores do produto por todo o mundo, alinhando as restrições comerciais não-científicas e políticas, o IBA desenvolve estratégias que abordam preocupações mútuas entre os países membros e assegura que a carne bovina mundial tenha o maior alcance comercial possível. Para o superintendente da Acrimat, Francisco Manzi, o trabalho do IBA garante ao mercado da carne, segurança na comercialização. “A ação da Aliança tem foco na expansão estratégica de mercados, através do acompanhamento das questões socioeconômicas e sanitárias. Mato Grosso tem um rebanho de quase 30 milhões de cabeças, produz mais de um milhão de toneladas de carne e responde por 20% das vendas externas brasileiras. O produtor mato-grossense investe em qualidade e produtividade, a Acrimat, representando todo esse potencial de mercado, acompanhando de perto e participa ativamente dessas discussões internacionais”, destaca Manzi.

Nos assuntos de pauta da reunião, estão apresentações como o ‘Panorama de defesa sanitária brasileiro’, que será apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além da análise global do mercado, de representações de fortalecimento da Aliança, entre outros.

A agenda do encontro contempla uma etapa em Cuiabá, nos dias 18 e 19, e encerra-se em São Paulo, no dia 20. Em Cuiabá, além da reunião executiva, os participantes realizam uma visita técnica à Estância Ana Sophia, em Santo Antônio do Leverger, para conhecer a produção estadual no modelo de semiconfinamento a pasto, com uso de proteinado, e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

IBA_gadoDesde 2014, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) representa o Brasil na ‘Aliança’, reforçando a representatividade mundial da pecuária de Mato Grosso. Em 2015, a convite da Acrimat, também se juntou ao grupo para reforçar a presença brasileira, a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), durante a Conferência anual da Five Nation Beef Alliance (FNBA), em Mazatlán, no México, quando o Brasil e Paraguai aderiram oficialmente ao grupo que passou a se chamar International Beef Alliance, ou em português, Aliança Internacional da Carne Bovina.

Representação

As associações que representam os países na International Beef Alliance são: Cattle Council of Australia and Meat & Livestock (Austrália), Acrimat e Assocon (Brasil), Canadian Cattlemen’s Association (Canadá), Confederación Nacional de Organizaciones Ganaderas (México), Beef + Lamb New Zealand (Nova Zelândia), Asociación Rural del Paraguay (Paraguai) e National Cattlemen’s Beef Association (Estados Unidos).