Exportações de carne bovina do Brasil em novembro atingem recorde para o mês

O recorde anterior para novembro havia sido registrado em 2013, quando o país (maior exportador global) exportou cerca de 480 milhões de dólares
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As exportações de carne bovina in natura pelo Brasil em novembro registraram um valor recorde para o mês, alcançando 495,4 milhões de dólares, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Agricultura, que atribuiu o resultado à forte demanda.

“A demanda pela carne bovina in natura cresceu em diversos mercados, inclusive a China. Essa forte demanda explica a expansão das vendas externas”, informou a assessoria de imprensa da pasta.

O recorde anterior para novembro havia sido registrado em 2013, quando o país (maior exportador global) exportou cerca de 480 milhões de dólares.

No mês passado, houve um crescimento de 47,4 por cento na comparação com novembro de 2016, impulsionado pelo volume embarcado.

O total de carne bovina embarcada pelo Brasil cresceu 53,2 por cento entre novembro de 2016 e o mesmo mês deste ano, para 116 mil toneladas –o segundo maior já registrado no mês, ficando atrás apenas de novembro de 2006, quando o Brasil embarcou 121 mil toneladas.

Em novembro, Hong Kong comprou um volume de carne bovina brasileira 144 por cento superior ao que havia comprado em novembro de 2016.

No caso da China, houve crescimento de 29 por cento. Já o Egito aumentou suas compras em 408 por cento.

A Rússia, que aparece como a quinta maior importadora de carne bovina do Brasil em novembro, recentemente impôs um embargo temporário ao produto brasileiro.

Questionado se o Brasil conseguirá redirecionar a carne que iria para a Rússia a outros mercados, o ministério disse que “caso haja um embargo efetivo da Rússia à carne bovina brasileira, as condições de mercado no momento determinarão esse possível redirecionamento”.(Reportagem de Roberto Samora, da Reuters).