Indústria se aproxima de produtores no mercado mundial da carne vermelha

O mercado da carne mundial passa por um processo de reformulação e adoção de um conjunto de práticas sustentáveis em todos os aspectos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A aproximação entre indústrias e produtores é apontada como uma das alternativas para sustentabilidade do mercado de carne. A tendência se confirmou nesta segunda-feira (09) com a aquisição de 51% das ações da National Beef Packing Company, LLC, pela companhia brasileira Marfrig Group aponta para a nova tendência. Em Mato Grosso, a união entre pecuaristas e frigoríficos deu um primeiro passo com a criação do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), que coloca de um mesmo lado produtor, indústria e governo do Estado de Mato Grosso para o fortalecimento da cadeia.

A National Beef Packing Company, maior processadora de proteína animal dos Estado Unidos controlada pela holding de investimentos americana Leucadia National Corporation, tem entre os acionais um grupo de pecuaristas, que será mantido após a entrada da companhia brasileira. De acordo com comunicado do Marfrig Group, a National Beef é hoje a mais eficiente e uma das mais rentáveis companhias do setor nos Estados Unidos.

“Após a conclusão da operação, a Leucadia transferirá o controle acionário para a Marfrig e se manterá como acionista minoritário da empresa, com uma fatia de 31% do capital total. A US Premium Beef, associação de produtores americanos, ficará com 15% e outros acionistas com os 3% restantes”, afirmou a nota da empresa.

O diretor-executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, afirma que o mercado da carne mundial passa por um processo de reformulação, com a adoção de um conjunto de práticas econômicas, ambientais, sociais e empresariais sustentáveis. “As grandes companhias estão passando por um processo de revisão das normativas que compõem o modelo de governança e isso inclui a aproximação com o setor produtivo”, afirma Vacari.

De acordo com Luciano Vacari, o modelo empresarial adotado nos Estados Unidos tem como ser implantado no Brasil e pode ajudar a solucionar entraves que vão desde manejo animal até mercado. “Hoje vemos em uma mesma mesa representantes de todos os setores para que possam estabelecer como produzir, quando, para quem e qual o custo disso”.

A transação comercial anunciada nesta segunda-feira (09) ainda depende da análise dos órgãos de regulação de mercado e deverá se concretizar no segundo semestre de 2018. De acordo com o presidente da Leucadia National Corporation, Tim Kleim, em anúncio publicado no site da empresa, toda a operação será realizada com total transparência a todos os envolvidos, empregados, fornecedores e consumidores.

A Acrimat tem atuado na representação dos pecuaristas mato-grossenses perante o mercado mundial da carne, como faz na International Beef Aliance (IBA), entidade que congrega sete países produtores de proteína vermelha, e no Instituto Pensar Agro (IPA), que reúne todos produtores e indústrias de diferentes setores do agronegócio.