JBS é assunto em reunião anual do IBA no Paraguai

Foco dos noticiários após a interrupção de abates em MS, a JBS também foi alvo de parte das discussões no encontro anual da Aliança Internacional da Carne (IBA)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foco dos noticiários após a interrupção de abates em MS, a JBS também foi alvo de parte das discussões no encontro anual da Aliança Internacional da Carne (IBA) – do inglês Internacional Beef Alliance -, realizado desde segunda-feira, 15 de outubro, até o próximo domingo, 24, em Assunção, Paraguai.

De acordo com Francisco Manzi, diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), e representante do Brasil no encontro, os membros das delegações estrangeiras exigiram esclarecimentos sobre a delação da JBS, assim como a opinião dele sobre o assunto. “Explicamos que o ocorrido envolveu os membros da diretoria e não a empresa e ressaltamos o nosso desejo de que os culpados sejam punidos”, destacou o executivo.

O Brasil faz parte da IBA desde 2015 e é representado na entidade pela Acrimat e pela Associação Nacional dos Confinadores. Os demais membros do grupo são Austrália, Nova Zelândia, Canadá, EUA, México e Paraguai, que também entrou há dois anos.

Manzi também informou que o encontro deste ano tem sido pautado em como fortalecer a entidade. “O objetivo agora é atrair o Uruguai e a Argentina para a aliança”, destacou. Segundo ele, as conversas com os uruguaios já estão bem adiantadas e um acordo não deve demorarar para acontecer.

Entre os demais temas da reunião, o técnico destacou o incentivo à sustentabilidade, jovens lideranças e, principalmente, a discussão de acordos comerciais. Manzi também reforçou a importância de ter Márcio Caparroz como o secretário da entidade. “Sem dúvida isso trará muitos benefícios ao Brasil, tanto pela facilidade de comunicação como pelo conhecimento dele sobre as demandas do nosso sistema produtivo”.

O executivo adiantou que o Brasil deve sediar a reunião anual da entidade em 2019. O encontro do ano que vem será realizado no Canadá.