MT está presente na 45ª Cosalfa realizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

Mato Grosso está presente na 45ª Cosalfa que discute ações para erradicação da febre aftosa na América do Sul
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Nilton Mesquita

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Daniella Bueno, participa nos dias 19 e 20 de abril, da 45ª Reunião Ordinária da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), realizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Daniella também estará representando o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), onde ocupa a cadeira de vice-presidente do fórum.

A comitiva mato-grossense conta ainda coma a participação de um representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), e um representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT), que também são membros da Equipe Gestora do Plano Estratégico Estadual do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa 2017-2026.

Durante a 45ª Cosalfa devem ser apresentadas a situação sanitária dos Programas Nacionais de Erradicação da Febre Aftosa nos países membros da comissão; avanços e desafios do Programa Nacional de Febre Aftosa na Bolívia; Controle e Erradicação do foco de Febre Aftosa na Colômbia, que servirá para conhecer o trabalho feito no país, após o registro de focos de febre aftosa ocorridos neste mês e em julho de 2017; entre outros assuntos que devem entrar em pauta como a criação do banco de vacinas contra a aftosa.

A proposta de criação do banco de vacinas contra a aftosa, o Banvaco, feita pelo Brasil na reunião da Cosalfa, em abril de 2017, também será discutida. “O Brasil assumirá a liderança na criação do banco para ter a garantia de suprimento do produto, se necessário, mesmo adotando um plano de retirada gradual da vacinação. É preciso um estoque para utilização em situações estratégicas e em eventuais surtos, contra enfermidades que possam acontecer em qualquer parte das Américas”, afirmou o diretor.

Criada em 1972, a Cosalfa tem a finalidade de avaliar o progresso alcançado pelos programas nacionais de controle e erradicação da febre aftosa na América do Sul, e recomendar ações para esses programas, assegurando a integração regional de ações de intervenção. Os 13 países membros da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

Participam como observadores da reunião Cosalfa representantes dos serviços veterinários oficiais, as organizações de produtores agropecuários, a indústria de transformação animal, a indústria farmacêutica veterinária, os laboratórios de diagnóstico, as Universidades, os institutos de investigação e as agências de cooperação técnica e financeira nacionais e internacionais, entre outros.