Pecuária apresenta demandas à Embrapa Pantanal

Acrimat reforça a importância da difusão do conhecimento
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o maior rebanho do Brasil, com mais de 30 milhões de cabeças distribuídas em 23,5 milhões de hectares de pastagens, os produtores de Mato Grosso trabalham com o compromisso da produtividade e da sustentabilidade da cadeia da pecuária de corte. As duas prioridades são o foco de um documento entregue pelo diretor de relações públicas da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Ricardo Figueiredo de Arruda, ao novo chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Antonio Ferreira de Lara, durante sua posse, no dia 21, em Corumbá-MS. “Os produtores de Mato Grosso investem na produção com sustentabilidade e rentabilidade e acreditamos que a Embrapa tem papel chave nesse desenvolvimento”, destaca Ricardo.

Entre as demandas da Associação, estão a ratificação do estudo de substituição de gramíneas em áreas com aptidão para aplicação no pantanal mato-grossense no estado de Mato Grosso, para que se tenha aval das autoridades ambientais. O apoio na elaboração de proposta de legislação para gestão da porção do pantanal de Mato Grosso nos moldes do trabalho realizado para o estado de Mato Grosso do Sul e a presença efetiva da EMBRAPA Pantanal no Estado de Mato Grosso, nos estudos de áreas úmidas como os desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas e Universidades. E a participação efetiva da Embrapa Pantanal nas atividades de revisão do Zoneamento Sócio, Econômico e Ecológico (ZSEE) do estado de Mato Grosso.

A Embrapa aponta que as demandas são oportunidades de trabalho da parceria entre as entidades, que representa uma iniciativa que vem sendo construída há tempos. “Para nós da Embrapa é uma satisfação que nossas pesquisas sejam resultados de demandas dos produtores. Estaremos cada vez mais próximos de Mato Grosso e do desafio de um Pantanal sustentável onde o bom-senso, os dados científicos e as soluções tecnológicas estejam a serviço das pessoas, da atualidade e das gerações futuras. E nesse contexto nossos parceiros e amigos da Acrimat serão fundamentais para as melhores soluções para o Pantanal”, reforça Jorge Lara, chefe-geral da Embrapa Pantanal.

Segundo Ricardo Arruda, o trabalho em conjunto é fundamental tanto para o produtor, quanto para a Embrapa. “Há um montante considerável de conhecimento produzido pela Embrapa, que deve ser compartilhado e a Acrimat traz a oportunidade de difundir esses materiais também para a pecuária de MT. É importante que tenhamos estudos atentos às particularidades do Pantanal e da Pecuária mato-grossense, que detém o maior rebanho do país”, reforçou Ricardo Arruda, diretor de relações públicas da Acrimat.

A entrega aconteceu por ocasião da posse do novo chefe-geral, em reunião entre as entidades mato-grossenses e a Embrapa Pantanal. Participaram também o conselheiro fiscal da Acrimat, Donizete Prado Filho, o vice-presidente do Sistema Famato, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, consultor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Paulo Moura e o presidente do Sindicato Rural de Poconé, José Mário de Assis Silva.