Primeira audiência sobre a MP do Funrural esclarece dúvidas, avalia Tereza Cristina

Deputada Tereza Cristina (PSB-MS), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirma estar claro que o produtor que aderir ao programa de recuperação do Funrural não será prejudicado se posteriormente for aprovada legislação mais benéfica
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A deputada Tereza Cristina (PSB-MS), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirma estar claro que o produtor que aderir ao programa de recuperação do Funrural não será prejudicado se posteriormente for aprovada legislação mais benéfica. “Apesar de o prazo para a adesão ao programa ser muito apertado, 29 de setembro, ficou claro que quem fizer a adesão neste prazo não será prejudicado por decisões futuras”, frisou Tereza Cristina. Tereza Cristina chegou a essa conclusão ao final da primeira audiência pública realizada pela comissão especial que analisa a Medida Provisória 793/2017, que trata do Funrural.

Foram ouvidos na audiência o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal, João Paulo Martins da Silva; do assessor da presidência da Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec), Tadeu Paulo Bellicanta; do procurador-geral adjunto Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Cláudio Xavier Seefelder Filho; do coordenador de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo), Paulo Mustefaga; do presidente da Associação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (Andaterra), Sérgio Pitt; e da consultora legislativa da Câmara, Cristiane de Oliveira Coelho Galvão.

Também presente à audiência, o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) sugeriu que a dívida apurada não seja corrigida pela taxa Selic, mas sim pela inflação. Para ele, não é justo que o governo tenha lucro em cima das dívidas dos agricultores e pecuaristas. Já o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) entende que, por falta de dados por parte da Receita Federal, o valor da dívida deverá ser declaratório.

Além de Tereza Cristina, Valdir Colatto e Sérgio Souza, também participaram da audiência os deputados Marcos Montes (PSD-MG) e Jerônimo Goergen (PP-RS) e os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Cidinho Santos (PR-MT), Dário Berger (PMDB-SC), todos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e a senadora Simone Tebet (PMDB-MS). A próxima audiência pública da comissão da MP do Funrural será realizada nesta quarta-feira.