Primeira semana do Acrimat em Ação supera expectativas

Circuito que visita as principais regiões do Estado
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na primeira semana do Acrimat em Ação, mais de 650 pessoas já participaram das reuniões em Araputanga, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda e Pontes e Lacerda. Em sua sexta edição, o maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) vai até o dia 23 de março, seguindo na região Oeste. As próximas cidades da Rota 1 que recebem o encontro são: São José dos Quatro Marcos, dia 21; Cáceres, dia 22; e Poconé, dia 23.

Esse ano, o tema do projeto é “Intensificação Racional na Produção de Bovinos de Corte”, com o Armindo Neivo Kichel, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte. Segundo Kichel, os custos da pecuária de corte são os mesmos – seja para um animal produzindo 4 ou 6 arrobas por ano. “A pecuária tem que ser rentável, produtiva. Nós vamos listar nesse giro, quatro tecnologias de custo zero. Escolha de uma boa forrageira; uma excelente formação de pasto; um bom manejo e colheita eficiente de pastagem; e o descarte de animais de baixa produção. Sem essas tecnologias não adianta adubação, suplementação, semi-confinamento, confinamento e nem genética. Sem excelente alimentação e animais produtivos a conta não fecha”, destaca Kichel.

Em Araputanga, em visita à Fazenda Terra Boa, Kichel destacou as visitas às propriedades complementam as palestras. “O campo serve para validar e transformar a informação em conhecimento. É onde a tecnologia vira realidade”. Para o veterinário Gilberto Perin, que administra a propriedade, esse alinhamento é fundamental. “O primeiro passo é sempre buscar informações, fazer contas e testar. Aqui procurei o melhor solo e comecei a intensificar com bom retorno. Chegamos à conclusão de que quanto mais informação, melhor ainda seriam os resultados. Hoje nós temos um projeto piloto, com o objetivo de intensificar 100% da propriedade”, relatou Perin que aumentou em quatro vezes produtividade depois do início do projeto.

Entre os objetivos do Acrimat em Ação, também está o fomento de discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária, como foi o caso de Pontes e Lacerda ao longo das seis edições. Para o diretor regional Túlio Roncalli, nos últimos anos a região tem caminhado junto ao Acrimat em Ação. “Estamos evoluindo no aspecto técnico. Os produtores buscam as informações como as trazidas pelo projeto. Há alguns anos a Integração Lavoura Pecuária Floresta trazida nas palestras era uma realidade distante. Hoje, com o conhecimento, o empreendedorismo e as terras férteis do Vale do Guaporé, a região se consolida como referência a cada dia”, afirmou Túlio.

Para o superintendente da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, que lidera a comitiva, o relacionamento é chave para evolução dos processos da pecuária. “Visitar os municípios, trazer informações e ouvir as demandas de cada região é o grande ganho do Acrimat em Ação. As atitudes e respostas das autoridades às questões da pecuária são resultados desses levantamentos e do posicionamento oficial da Associação”, reforçou ele.

O Acrimat em Ação tem 4 Rotas, que passam pelas principais regiões do estado, rodando mais de 12 mil quilômetros. Durante o trajeto a comitiva é composta por 6 veículos que levam as equipes técnica e estratégica da Acrimat, imprensa e os parceiros. Para realização do Projeto a Acrimat conta com parceiros que acreditam e apoiam o fortalecimento da pecuária mato-grossense – Senar, Sicredi, Ouro Fino e Grupo Canopus – Toyota, Via Láctea e Orion.