Associativismo deve ser analisado com cautela no atual cenário brasileiro

Produtores precisam ponderar quais são as melhores alternativas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veloso acredita que cenário deve melhorar daqui para a frente (Foto: feed&food)

O mercado pecuário brasileiro atravessa um período de turbulências econômicas. Não é novidade que a descrença política, o alto desemprego e a baixa no preço da arroba desmotivaram e preocuparam pecuaristas em todo o território nacional. Somado a este cenário, a Operação Carne Fraca e as seguintes delações também influenciaram no clima de tensão entre os produtores de proteína animal.

O presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG, Goiânia/GO), membro da Comissão Nacional de Pecuária de Corte e participante da Câmara Setorial da Carne do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), Mauricio Veloso, é categórico: a insegurança acabou.

Em sua opinião, o pecuarista tem hoje a oportunidade de valorizar o seu animal terminado o que, ao mesmo tempo, não significa uma “queda de braço com os frigoríficos”, mas apenas a obediência a uma lei implacável, a da oferta e procura.

“É um ótimo momento para a cadeia como um todo, é preciso buscar o equilíbrio e um melhor senso de justiça pela qualidade, pelos animais terminados, pela indústria frigorífica. Ambos se necessitam, e precisam de uma interlocução mais inteligente e objetiva, buscando o bem comum”, salienta Veloso.

Nesse cenário turbulento os pecuaristas buscaram se organizar para assumir frigoríficos e tomar as rédeas do mercado. Para o presidente da FAEG, o perigo está nas decisões impensadas, em forma de urgência. “O sistema cooperativo, em tese, é perfeito. Mas para dar certo é preciso que a cultura cooperativista exista dentro das pessoas que a compõe, e isso não se consegue da noite para o dia”, comenta.

Para ele, as associações de compra e venda são um excelente exercício para que se chegue ao cooperativismo. “A oportunidade de ganhar na compra é maior do que na venda, então todo processo organizacional é muito bem-vindo na pecuária, não só na porteira adentro, mas também afora”, conclui Mauricio Veloso.

Já na opinião do analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, Adolfo Fontes, o modelo de coordenação da cadeia de valores funciona na teoria, mas na prática a história pode ser outra. “Neste ano, por exemplo, os elos da cadeia se desconectaram completamente. É preciso que cada elo faça o seu trabalho, assim havendo maior comunicação entre eles”, diz e finaliza: “As cadeias produtivas tendem a se ajustar de tempos em tempos, mas, o ideal é que ela seja coordenada”.