Identificar pontos de divergências, apontar direcionamentos e assim melhorar o rendimento de carcaça são os objetivos do projeto ´Na Medida. O abate do pasto ao frigorífico’ lançado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). A proposta de acompanhamento do rebanho desde o manejo dentro da propriedade até ao abate com a pesagem dos animais em cinco etapas do processo mostrou em quais pontos há perdas de peso e assim queda no rendimento. Este projeto contou com a parceria da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Beckhauser e frigorífico Frialto.

O rebanho acompanhado pelo Na Medida passou por cinco pesagens, sendo duas na propriedade, uma no ‘balanção’ da cidade, uma na balança Peso Vivo, que pertence a Acrimat e foi instalada dentro do frigorífico, e por último a pesagem de carcaça. As diferenças de pesos entre essas etapas apontaram onde e porque os animais perderam pesos.

Objetivos

Identificar pontos de divergências;
Apontar direcionamentos;
Melhorar o rendimento de carcaça

CONCLUSÃO


Este projeto foi concluído com a emissão de relatórios pela coordenação e está sendo aguardada a publicação de artigo cientifico para a divulgação.