Intenções de confinamento para 2018 crescem 1,95%, mas ainda são cautelosas

Preço da arroba e dos insumos têm exigido mais planejamento dos pecuaristas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em relação aos números de 2017, as intenções de confinamentos tiveram um crescimento de 1,95% este ano, segundo o levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA, Cuiabá/MT). Tais dados apontam cautela por parte dos pecuaristas.

Em abril, no entanto, o volume de animais confinados foi 0,83% maior, o estudo foi solicitado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). No anterior o número de confinamentos foi de 694.145 frente à previsão de 707.680 neste ano.

Este ano, 67,9% dos animais que serão confinados já foram comprados pelos produtores, o representa mais de 480 mil cabeças. Esse dado salienta a importância do confinamento.

O diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari, acredita que os pecuaristas estão calculando os custos e a analisando o comportamento do preço da arroba na hora de tomar a decisão.

“O confinamento é atividade que mais exige planejamento para que seja rentável dentro da pecuária. Com alta dos insumos e instabilidade no preço da arroba, os produtores não devem investir na ampliação do plantel confinado”, afirma Vacari.

Para se planejar é necessário pensar em todos como os dos insumos, um dos mais importantes é o chamado proteinados utilizado na alimentação. O milho e o farelo de soja estão mais caros, enquanto a torta de algodão está 52% mais barata.

Outro fator importante que tem pesado na tomada de decisões é o valor da arroba. Desde o início do ano houve uma desvalorização de 1,4% e se comparar com a cotação do mercado futuro a queda é de 3%. “Considerando a queda no preço da arroba, aumento de custo do insumo, temos no mercado de confinamento aqueles que se planejaram e anteciparam as compras. Em julho teremos uma melhor perspectiva de como será a atividade este ano”, afirma Vacari.