Imea reúne dados em aplicativo

Produtores rurais e demais pessoas interessadas em informações sobre o agronegócio em Mato Grosso podem consultar dados rapidamente por meio de ferramentas digitais recém lançadas pelo Imea.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Produtores rurais e demais pessoas interessadas em informações sobre o agronegócio em Mato Grosso podem consultar dados rapidamente por meio de ferramentas digitais recém lançadas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ao completar 20 anos de fundação, comemorados no dia 29 de junho, o Imea encurta o acesso às informações sobre o mercado agropecuário com o Aplicativo Imea Digital, ligado à nova plataforma Imea Digital.

A novidade já está disponível para download para os usuários de Android e IOS. Segundo o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, a nova ferramenta tecnológica permite que o produtor acesse dados e busque informações de maneira simples e rápida. “Todos os estudos e relatórios disponíveis na plataforma estarão no aplicativo. A diferença é que a pessoa poderá ter informações atualizadas em tempo real como, por exemplo, do preço do boi”, exemplificou. Segundo ele, a plataforma veio para estreitar ainda mais o relacionamento das mantenedoras, usuários e clientes com o Imea. Tecnologia e informação caracterizam a Era Digital e os produtores rurais precisam acompanhar as mudanças tecnológicas, estar conectados para buscar rapidamente informações antes de tomar decisões. “Os levantamentos de dados são muito importantes, mas o grande desafio é fazer com que o produtor tenha acesso a eles de maneira rápida e prática”.

Como funciona

Para acessar a ferramenta, o usuário deverá entrar no site do Instituto (www.imea.com.br) e, em seguida, criar um login e senha. No caso de pessoa física, o acesso será na área pública e para as empresas e mantenedoras o acesso será em área restrita. A plataforma possibilita ao usuário acessar informações sobre as séries históricas das culturas de soja, milho, algodão, bovinocultura de corte, entre outras. Os relatórios serão encaminhados ao e-mail cadastrado. Basta o interessado informar os dados que deseja filtrar na plataforma. Na área de customizados, os estudos são para mantenedoras, empresas e mercados, ou seja, públicos privados. Todos os estudos e relatórios disponíveis na plataforma Imea Digital também estarão no aplicativo Imea Digital. A diferença, segundo Latorraca, é que o usuário do aplicativo poderá ter informações atualizadas em tempo real como, por exemplo, do preço do boi.

Referência

Desde 2008 o Imea teve 127,952 mil acessos de pessoas em países estrangeiros. Os países com mais acesso foram os Estados Unidos (42,305 mil), Índia (11,388 mil) e China (11,229 mil). “Os números confirmam a credibilidade da entidade e a importância que o Instituto tem para o Sistema Famato’, afirmou o presidente, Normando Corral. Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e ex-superintendente do Imea, Otávio Celidonio, o maior legado do Imea é a cultura de gerar conhecimento e despertar inspiração. Por meio de várias parcerias, o Imea rompe barreiras e se torna referência para outros estados brasileiros, como Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Há um ano, espelhado no Imea, nasceu o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), que reúne dados da agropecuária local e se torna fonte de informação para interessados na agropecuária goiana. Futuras parcerias também são articuladas entre o Imea e os institutos Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul (MEA/MS), Detec/Famasul, Núcleo Econômico SUT da CNA e Instituto CNA (ICNA), de Brasília (DF).