Um projeto baseado no tripé básico da produção animal: saúde, nutrição e genética. Denominado “Equação da Pecuária Eficiente”, foi lançado na abertura oficial da ExpoZebu, em maio deste ano, pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que inclusive já disponibilizou em seu site o diagnóstico gratuito para os pecuaristas que desejam participar. O projeto contará com três fases, todas elas gratuitas para os criadores participantes. A primeira fase é um diagnóstico no qual o pecuarista poderá identificar em qual estágio está o seu sistema produtivo e sua produtividade.
De acordo com Juan Lebrón, superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, o resultado do diagnóstico permitirá ao criador saber se ele é um produtor “vermelho”, “amarelo” ou “verde”. Ou seja, através das respostas do criador no questionário, será possível identificar onde estão seus pontos fortes e fracos no tripé de produção, fazendo de sua atividade produtiva ou não tão. A segunda fase do projeto é de compreensão desse diagnóstico, cuja análise qualitativa será feita por um corpo técnico, formado por especialistas em cada um dos temas.
A terceira fase é a capacitação e educação dirigida desse pecuarista, com especialistas renomados em cada uma das três áreas. O objetivo é suprir as deficiências de conhecimento técnico do negócio. O superintendente diz ainda que o projeto traz grandes vantagens aos pecuaristas e à pecuária em geral, não se restringindo apenas aos associados da ABCZ. A primeira vantagem é dar a noção de que para se ter um sistema produtivo eficiente é necessário ter uma cadeia completa, pois só é possível se houver o equilíbrio nos três pilares: saúde, nutrição e genética, além da importância de uma boa gestão.
A ferramenta também entrega informações dirigidas e personalizadas aos produtores que têm interesse em melhorar sua atividade. Além disso, segundo Lebrón, a ABCZ está trabalhando para mostrar o valor daquilo que o seu associado produz, que é a genética zebuína, uma vez que sem investimento em genética não é possível ser produtivo e eficiente. O diagnóstico, que compõe a primeira fase do projeto, foi encartado na Revista ABCZ no mês de abril e agora está disponível no site da associação como forma de ampliar a participação dos pecuaristas. A 3ª fase do projeto engloba a realização de vários cursos sobre os temas estratégicos. O primeiro curso será realizado gratuitamente durante a ExpoGenética 2016, no dia 23 de agosto. O Projeto da Equação da pecuária Eficiente conta com o apoio da APTA – Polo Regional Alta Mogiana e das empresas DSM Tortuga, Phibro e Vale Fertilizantes. o site da ABCZ é: www.abcz.org.br