Na última semana, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou os dados das exportações brasileiras e mato-grossenses referentes ao mês de setembro/16. Mato Grosso obteve uma receita de US$ 83,79 milhões com a venda de carne bovina in natura. Segundo o relatório, foram enviadas para o exterior 19,13 mil toneladas.
De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apesar de esta ser a maior receita em dólares obtida por Mato Grosso em 2016, os embarques mato-grossenses decepcionaram, já que a quantidade enviada ao exterior no acumulado de janeiro a setembro de 2016 é a menor desde 2013.
Segundo os especialistas, as crises internas de grandes importadores de carne bovina mato-grossense, como Venezuela e Rússia, afetaram severamente as vendas do Estado. “No entanto, como já vem sendo reiterado neste boletim há alguns anos, a diversificação de mercado é importante, e viabilizar novos compradores pode ser a solução para as vendas externas mato-grossenses”.