A 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra a Febre Aftosa começa na terça-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. Nesta sexta-feira (28), a ação será lançada em Mato Grosso, onde esperam ser vacinados 29,3 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.
A campanha de vacinação consiste em duas etapas. A primeira realizada em maio imunizou fêmeas e rebanho mais jovem. Na etapa de novembro, todos os animais, de mamando a caducando, são vacinados. A partir de 2017, será o contrário, todos os animais serão vacinados em maio, em razão de facilidades para o manejo. O gerente de relações institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita Júnior, avalia que os pecuaristas demonstram engajamento pela vacinação do rebanho. “O índice de participação é de 99,7% dos produtores, o que revela a consciência em prol deste importante trabalho de defesa sanitária do rebanho”. Há mais de 20 anos não são registradas ocorrências de Febre Aftosa em Mato Grosso, fator preponderante para o comércio da proteína animal, tanto no mercado interno quanto no exterior. O custo médio da vacina em Mato Grosso é de R$ 1,20, o que movimenta cerca de R$ 35,160 milhões só com o medicamento.
O pecuarista, ao concluir o processo de vacinação, precisa informar o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) até 10 de dezembro. O envio das informações é realizado nos escritórios locais do órgão. Existe exceção para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que têm até 15 de dezembro para fazer a comunicação. O não envio impede a geração da Guia de Trânsito Animal (GTA).