Seis municípios do norte de Mato Grosso participam do Acrimat em Ação

Encerramento acontece na próxima semana, em Rondonópolis

 

A última rota do Acrimat em Ação 2017 foi realizada em seis municípios da região norte do Estado e mobilizou 831 pessoas. Na próxima segunda-feira (19), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) encerra o maior projeto itinerante da pecuária de corte em Rondonópolis, a partir das 19h, no Parque de Exposições. Até o momento, 4,4 mil pecuaristas participaram do Acrimat em Ação nos 30 municípios já visitados.

Este ano, o Acrimat em Ação apresenta a palestra Mercado Pecuário: como transformar desafios em oportunidades, com a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Mariane Crespoline. A palestra aponta alternativas para a pecuária de corte e maneiras de melhorar a produtividade e a renda na atividade.

O pecuarista e conselheiro da Acrimat, Nério Humberto Assis, destaca que está entre as prioridades da entidade a aproximação com o produtor por meio de eventos que levem informações técnicas, mas que também identifiquem as demandas regionais. “Com o Acrimat em Ação, conseguimos ir nos locais mais distantes onde existe pecuária, ver como está o setor e depois buscamos meios para atender cada região, seja com ações políticas ou técnicas”, afirma.

Em Nova Bandeirantes, a informação também é muito valorizada porque o acesso não é fácil. “A informação é a melhor maneira de aperfeiçoar,  principalmente em nosso setor e a mais de mil quilômetros da capital. Então é muito importante eventos como este que a Acrimat faz”, destaca Anderlino Rossi, presidente do Sindicato Rural.

Durante o Acrimat em Ação, além da palestra técnica, a entidade também faz um balaço dos trabalhos realizados em prol do fortalecimento da atividade. Nesta etapa, a Acrimat mostrou a todos os participantes as medidas adotadas no intuito de preservar o setor, visto que o preço da arroba está desvalorizada e há muitas incertezas sobre o mercado. No último mês a entidade solicitou a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) para o gado em pé e aceleração da adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Parceiros

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017,  o evento tem cinco parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.