O edital do processo seletivo para a contratação temporária de 300 médicos veterinários deve ser publicado na próxima semana, informou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura.
A decisão do governo de reforçar o sistema de inspeção ocorre após a investigação Carne Fraca, que expôs problemas na fiscalização em frigoríficos do país.
Os profissionais serão contratados para auxiliar nas atividades de inspeção “ante mortem e post mortem”, nos turnos de abate dos frigoríficos, segundo o ministério.
Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União em 19 de julho, a contratação será temporária até que seja realizado concurso público para aumentar o quadro desses profissionais. A duração dos contratos deverá ser de até um ano, com possibilidade de prorrogação.
O Sindicato Nacional de Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) criticou a decisão do governo, alegando que a contratação temporária “é mais um paliativo e não soluciona os problemas pelos quais vem passando a fiscalização agropecuária”.
Além disso, o sindicato, que realizou mobilizações em reação à decisão, argumenta que a contração de 300 veterinários é insuficiente e que o setor precisa de pelo menos 1,6 mil profissionais.