Brasil envia missão ao Irã para ampliar comércio bilateral

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O secretário executivo da pasta, Eumar Novacki, chefiará a missão brasileira

Para ampliar as relações comerciais entre Brasil e Irã e atrair investimentos para o agronegócio, o governo brasileiro enviará uma missão ao país a partir da próxima segunda-feira (11). As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O secretário executivo da pasta, Eumar Novacki, chefiará a missão brasileira.

A agenda em Teerã, a capital iraniana, inclui reuniões bilaterais com autoridades governamentais. Estão previstos encontros com o vice-ministro da Indústria, Minas e Comércio e presidente da Organização de Promoção do Comércio do Irã, Mojtaba Khosrowtaj, vice-ministro de Agricultura e membro da Jihad Esteghlal Company, Arzhang Javadi.

Novacki ainda fará uma rodada de negócios com a participação de representantes brasileiros do setor de carne, soja, milho, biodiesel e etanol, açúcar e pescados. Eles apresentarão a potenciais compradores e investidores seus portfólios de produtos e projetos para a captação de investimentos.

Segundo o ministério da Agricultura, a Câmara de Comércio Brasil-Irã organizou visitas técnicas nos setores de carne, grãos e castanhas; a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (Abiec), que participa da comitiva, promoverá um churrasco a convidados iranianos.

Balança comercial

Quarto no ranking das exportações no comércio agropecuário brasileiro, o Irã importou US$ 2,2 bilhões no ano passado. De janeiro a julho deste ano, as compras, principalmente, de milho, soja em grãos, carne bovina in natura e açúcar alcançaram US$ 1,5 bilhão.