O governo da Argentina liberou a importação de carne bovina in natura do Brasil. A autorização para a retomada das negociações foi enviada nesta terça-feira, dia 19, ao Ministério da Agricultura, em Brasília-DF. Desde 2012, o país vizinho havia embargado as compras dos produtos nacionais em função de um caso atípico de Vaca Louca.
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Rangel, afirmou que havia uma resistência para a certificação dos frigoríficos brasileiros. “Temos uma expectativa de umas quatro ou cinco plantas em um primeiro momento. Não é um mercado muito expressivo em termos de volume, mas é relevante em qualidade e fundamental termos o mercado aberto em ambos os sentidos. Blairo teve que ser duro”, afirmou.
O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, informou que já foi enviada uma lista de plantas frigoríficas que cumprem os requisitos sanitários argentinos e estão habilitadas a exportar para lá. As exportações podem começar imediatamente. Ele também confirmou que não houve contrapartidas na negociação.