Mais de 700 animais disputam prêmio da raça nelore

Este ano, a competição terá limite de tempo para os julgamentos. O grande campeão será escolhido no domingo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Divulgação

A Expoinel Nacional 2017, que acontece em Uberaba (MG), recebeu 770 inscrições de animais nelore, que disputarão o prêmio de grande campeão da raça. As competições começaram na segunda, dia 25, com o campeonato de progênies. As provas ocorrem até o fim de semana e o resultado sai no domingo

Este ano, uma das novidades é a implantação do cronômetro nas provas, estabelecendo tempo máximo de 30 minutos para o julgamento de cada categoria.

“A ideia é que isso se consolide ao longo do tempo para que a gente possa ter programações exatas. O criador ou público que quer assistir algum julgamento específico terão uma precisão maior para ver de perto o que mais interessa”, explica o gerente-executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locateli.

Gabriel Belli, do Grupo Carthago, participa pelo 5º consecutivo e trouxe nove animais para a competição. Para ele, a ideia de estabelecer um limite de tempo para o julgamento trará mais dinâmica à prova.

“Se você tem um animal em uma determinada categoria, como novilha, por exemplo, pode calcular a hora em que esse animal entrará na pista. Facilita para acompanharmos os animais na pista de julgamento” diz Belli.

Sobre a feira

A Expoinel é uma das principais vitrinas de gado elite do país e uma oportunidade para fazer negócios. Nesta edição, estão programados seis leilões oficiais e um shopping de touros. Além disso, está previsto o encontro técnico sobre bovinocultura de corte.

“Nós estamos no início da primavera. Em breve, vamos ter a estação de monta na maioria das regiões pecuárias do país, e é um momento oportuno para que os criadores abasteçam os plantéis e busquem os reprodutores”, afirma Locateli.