Produzir e inovar na pecuária

A capital de Mato Grosso, estado com o maior rebanho bovino do país, volta a abrir a InterCorte
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A capital de Mato Grosso, estado com o maior rebanho bovino do país, volta a abrir a InterCorte. Este ano, os pecuaristas receberão informações, participarão de discussões e terão contato com tecnologia para melhorar a produtividade e qualidade da carne bovina. Durante 2 dias, 12 e 13 de abril, serão promovidas palestras e apresentações de casos bem-sucedidos de produtores locais. Os debates acontecerão no Cenarium Rural e serão divididos em 4 blocos temáticos: Produzir Mais Carne; Vender Mais e Vender Melhor; Inovação e Comunicação.

Durante o 1º bloco, com o tema Produzir Mais Carne, será demonstrada a eficiência técnica como geradora de ganhos a partir do conceito de produzir mais com menos. Dentre as palestras programadas destaca-se a que abordará o tema “Estratégias de nutrição para maximização de resultados”. Ficará ao encargo do gerente técnico da Connan, Marcio Bonin, e contará com a presença do especialista Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador da APTA- Colina, que focará na nutrição de bovinos, mostrando inovações, pesquisas recentes e testes sobre as mais modernas técnicas na pecuária. “Em nossa palestra traçaremos os melhores caminhos nutricionais e econômicos para que o produtor conquiste melhores resultados. Iremos determinar a nutrição adequada, melhor condição de pasto e suplementação para que o criador consiga alcançar, com diferentes tipos de animais, a melhor receita possível para ele e sua atividade”, resume Siqueira.

O painel ainda contará com a palestra “Resultados superiores através de uma genética de qualidade”, ministrada por Alexandre Zadra, supervisor regional da Genex em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia, com apoio Juliana Ferragute, gerente de produto corte da empresa.

Inovação na pecuária

O uso de soluções tecnológicas tem se tornado grande aliado do homem do campo. Na pecuária, a adoção de novas tecnologias é um movimento que tem crescido ano a ano, graças às facilidades que os aplicativos e equipamentos oferecem no controle da alimentação do animal. Nesse sentido, a InterCorte Cuiabá terá painel que abordará métodos e novas técnicas da chamada 4a revolução. Dentre as palestras inseridas está uma que abordará o tema “Tecnologias digitais vão transformar o agronegócio”, proferida pelo sócio-diretor da SP Ventures, Francisco Jardim. “Estamos acompanhando uma série de revoluções tecnológicas, que já causaram rupturas nos outros setores e já impactam o agronegócio brasileiro. Boa parte dessas inovações chega ao setor por startups, que promovem mudanças importantes na forma com que o agronegócio passou a interagir com as inovações e ferramentas”.

A Integração-Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF) como aliada da inovação de produção e rentabilidade da pecuária também será tema de uma das apresentações do painel, que detalhará o aspecto inovativo da ILPF e como a pecuária pode se beneficiar dele. “A maior dificuldade do setor, quando falamos em tecnologias, está em unir as soluções disponíveis e, a partir disso, conseguir melhorar os resultados da propriedade. É preciso entender a tecnologia como uma grande aliada do setor para superar alguns desafios, como acesso ao crédito, por exemplo”, ressalta o palestrante Élder José de Mello Bruno, Head de Canais e Alianças da JetBov. Ainda no painel, o tema “A evolução tecnológica na comercialização e na produção da pecuária” será apresentado pelo presidente da Fazen, Vasco Oliveira Neto. A palestra “Otimização do lucro em engorda intensiva a partir do monitoramento eletrônico e diário dos animais” será ministrada por Marcelo Ribas, da Intergado. Paulo Marcelo, da Gestão Agropecuária, falará sobre “Zootecnia de Precisão com tecnologia 4.0 aplicada em confinamentos de bovinos” e também será apresentado o case de sucesso do produtor Gustavo Martini, seguido por um debate entre os palestrantes, mediado pelo diretor-executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.

Feira de negócios

Além do workshop, a InterCorte Cuiabá terá uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que apresentam suas inovações para os produtores. “Temos muitas possibilidades que ainda não são de conhecimento dos produtores e que serão colocadas em pauta durante a InterCorte. Temos que pensar em novos rumos para nossa atividade. Para isso, precisamos agregar valor ao nosso produto, melhorar a qualidade da nossa carne e atingir outros mercados que pagam mais por isso. Temos que ter produtos para todos os públicos”, enfatiza Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Acrimat, realizadora da InterCorte em conjunto com o Terraviva Eventos. “A InterCorte é uma grande oportunidade para os pecuaristas de Mato Grosso se atualizarem sobre as tendências da pecuária estadual e brasileira. É também um momento de encontro entre os pecuaristas para troca de informações e conhecimentos”, ressalta Normando Corral, presidente do Sistema Famato.

Sobre a InterCorte

Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do país para levar informação, conhecimento e tecnologia. Além de Cuiabá, a edição de 2018 passará por Marabá (PA) em maio e São Paulo (SP) em novembro. A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor. Além da InterCorte, a plataforma ainda promove ações como o movimento #SomosdaCarne, a Beef Week, Interconf e Caminho do Boi, visando sempre o crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil.