Evento debate caminhos da pecuária a partir de hoje

A InterCorte, evento que percorre de forma itinerante há seis anos os principais polos de produção pecuária do Brasil, chega mais uma vez à capital mato-grossense.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A InterCorte, evento que percorre de forma itinerante há seis anos os principais polos de produção pecuária do Brasil, chega mais uma vez à capital mato-grossense. O Estado – que possui o maior número de bovinos no país, cerca de 14% do total brasileiro – será o anfitrião de mais uma edição realizada hoje e amanhã – dias 12 e 13 – no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT).

“Temos muitas possibilidades que ainda não são de conhecimento dos produtores e que serão colocadas em pauta durante a InterCorte. Temos que pensar em novos rumos para nossa atividade. Para isso, precisamos agregar valor ao nosso produto, melhorar a qualidade da nossa carne e atingir outros mercados que pagam mais por isso. Temos que ter produtos para todos os públicos”, enfatiza Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que realiza a InterCorte em conjunto com o Terraviva Eventos.

A programação nos dois dias de evento será dividida em quatro blocos temáticos. O primeiro, com o tema Produzir Mais Carne, demonstrará que a eficiência técnica gera maiores ganhos a partir do conceito de produzir mais com menos. Dentre os palestrantes do painel estão o Prof. Dr. Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador da APTA-Colina, o gerente técnico da Connan, Marcio Bonin, Alexandre Zadra, supervisor regional AC, MT, MS, RO e Juliana Ferragute, gerente de produto corte, ambos da GENEX (antes CRI Genética), Rogério Fonseca Peres, gerente de contas chaves corte da América Latina da ABS Pecplan e um caso do produtor Marcos Jacinto, de Gaúcha do Norte (MT). O encerramento do painel terá um debate com os palestrantes e será mediado por Diéde Loureiro, diretor da Fazen.

Ainda no primeiro dia, o tema do segundo bloco será voltado à Inovação, que abordará junto ao produtor métodos e novas técnicas da chamada quarta revolução, por meio de palestras e apresentações de cases de sucesso. Dentre os palestrantes do painel está o sócio-diretor da SP Ventures, Francisco Jardim, Élder José de Mello Bruno, Head de Canais e Alianças da JetBov, o presidente da Fazen, Vasco Oliveira Neto, Marcelo Ribas, da Intergado, Paulo Marcelo, da Gestão Agropecuária e Gustavo Martini, pecuarista de Rondonópolis (MT), que apresentará um caso de sucesso, seguido por um debate entre os palestrantes, mediado pelo diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari.

No segundo dia, o destaque será Vender Mais e Vender Melhor, que pretende apresentar ao produtor meios e subsídios para melhorar o mercado da carne. O painel, que inicia na manhã do dia 13 e segue até o meio da tarde, contará com nomes como Renato Dib, professor titular nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, na Universidade Estadual de Goiás – UEG, Fabiano Tito Rosa e Michel Torteli da Minerva Foods, Maurício Tonhá, da Estância Bahia Leilões, Antônio Ricardo Sechis, da BEEF PASSION, o consultor Ivan Wedekin, Miguel Cavalcanti, do Beef Point, o Rafael Sguissardi, de Nova Canaã do Norte (MT) e o produtor Luciomar Machado, de Pontes e Lacerda (MT).

Por fim, o último painel do evento será dedicado à Comunicação, com o objetivo de promover o debate com o produtor sobre a sua habilidade de comunicação, como ele divulga seus resultados e ações, e como a sociedade enxerga o agronegócio. “Entendemos que um dos gargalos da atividade é a forma com que o produtor se comunica com a sociedade. Precisamos entender juntos qual a melhor forma de contar ao público em geral como funciona a nossa atividade”, explica destaca Carla Tuccilio, diretora do Terraviva Eventos, empresa responsável pela realização da InterCorte.

Essa problemática será abordada pelo jornalista e publicitário, José Luiz Tejon, uma das principais referências em Marketing do Brasil e discutida com profissionais da comunicação, como Mauro Zafalon, da Folha de S. Paulo, Miguel Cavalcanti, do Beef Point e Tobias Ferraz, do canal Terraviva. Fechando o bloco, o produtor Ricardo Arioli compartilhará com o público os resultados do seu trabalho na pecuária.

“Será uma oportunidade para o público interagir, tirar dúvidas e entender melhor como funcionam os veículos de comunicação para pensar em estratégias que melhorem a percepção do público sobre a pecuária”, ressalta Carla. (MP)