Evento reúne cadeia produtiva da carne

Mato Grosso é responsável pela maior produção de gado bovino do Brasil, criando mais de 30 milhões de cabeças no Estado.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mato Grosso é responsável pela maior produção de gado bovino do Brasil, criando mais de 30 milhões de cabeças no Estado. A quantidade equivale a quase 14% do rebanho produzido no território nacional. Além disso, o Estado também se destaca no ranking internacional, sendo o sexto maior produtor de gado do mundo. Para discutir os avanços da pecuária no Estado começou nesta quinta-feira (12) o Intercorte, evento que reúne representantes da cadeia produtiva de carne bovina do Brasil. Entre os destaques está o trabalho do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) para a autorregulamentação do setor em Mato Grosso e também para aumentar a prospecção de negócio no mercado internacional.

Dez milhões de hectares do território mato-grossense são utilizados para a criação de gado e, segundo o governo de Mato Grosso, outros sete milhões ainda podem ser utilizados dentro da legalidade. Além disso, existem 16 milhões de hectares de pastagem de baixa produtividade que podem ser convertidos em pecuária semi-intensiva.

O presidente do Imac, Guilherme Nolasco, explicou que o instituto busca criar um selo de garantia de origem da carne de Mato Grosso trazendo alguns quesitos de qualidade, tipificação de carcaça, transparência, abate e pesagem ao produtor.

“Com isto existe uma garantia de produção sustentá vel socioeconomicamente correta, levando ao mundo o selo da carne de Mato Grosso. Conseguimos prospectar novos mercados ampliando o negócio, principalmente no mercado de valor agregado.

” A abertura do evento contou com a presença do governador Pedro Taques que anunciou a nomeação definitiva da presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Daniela Soares.