Rondonópolis recebe nesta quinta-feira (07) o ‘Acrimat em Ação 2018’

A apresentação será realizada a partir das 18h, no Caiçara Tênis Clube

O “Acrimat em Ação” realiza o último evento da 8ª edição nesta quinta-feira (07) em Rondonópolis. Com mais de 4,7 mil participantes em 32 municípios,  a temporada  de 2018 já é uma das maiores realizadas pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Os produtores da região sul do estado poderão participar da palestra “Do pasto ao prato: agregação de valor à pecuária de corte”, a partir das 18h, no Caiçara Tênis Clube.

Ministrada por Marco Tulio Habib Silva, da Scot Consultoria, a palestra deste ano aborda como as principais tecnologias disponíveis podem melhorar os resultados na atividade, desde a cria até o produto final, a carne. Em Mato Grosso, um dos maiores produtores mundiais de carne, o aperfeiçoamento da atividade tem se mostrado uma ferramenta indispensável para o setor.

Ao longo dos últimos dez anos, o rebanho mato-grossense aumentou 12% de 2007 para 2017 (de 25,7 milhões para 29,7 milhões), sendo que a área de pastagem reduziu 4,2%. Essa redução, na prática, significa aumento de produtividade.

Existem outros números que comprovam o ganho em eficiência, como a redução da idade média de abate dos animais. Em 2007, 4% dos abates eram de animais com menos de 24 menos, esse índice em 2017 passou para 15% do total abatido. Quanto mais cedo a terminação, menor o custo de produção e melhor a qualidade da carne.

Para o presidente da Acrimat e pecuarista de Rondonópolis, Marco Tulio Duarte Soares, investir em tecnologia é uma das prerrogativas para quem quer produzir mais e melhor. “Alcançamos com nossa carne um grande volume de mercados e agora vamos trabalhar para aumentar o valor desses produtos. Temos plenas condições de aumentar a produção em volume e, principalmente, a qualidade do nosso produto” afirma o presidente.

O representante regional da Acrimat, Marcelo Vendrame, acredita que mais do que ampliar os resultados, as tecnologias são hoje condicionantes para os querem continuar na atividade de forma lucrativa. “O pecuarista sempre teve um perfil mais conservador, mas isso vem mudando. Com acesso à crédito e à informação, hoje ele pode implantar métodos para otimizar a produção. O ‘Acrimat em Ação’ vem justamente para aproximar o produtor das ferramentas disponíveis no mercado”, explica Marcelo Vendrame.

O encerramento do “Acrimat em Ação 2018” será realizado em paralelo ao Congresso Nacional de Sistemas Integrados, realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis, e tem entrada gratuita.

Parcerias

A realização do “Acrimat em Ação 2018” conta com alguns parceiros que estão presente no dia a dia do pecuarista. Como é o caso do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Outros parceiros do projeto são Sicredi, que possui linhas de créditos para o setor produtivo, incluindo a pecuária de corte, grupo Trescinco e Ariel, que disponibiliza os veículos que percorrerão mais de 10 mil quilômetros, e a Scot Consultoria.