‘Acrimat em Ação 2018’ registra a participação de mais de cinco mil produtores

Em Rondonópolis, cerca de 500 pessoas estiveram no encerramento
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com auditório lotado, o “Acrimat em Ação” encerrou a temporada de 2018 em Rondonópolis totalizando mais de cinco mil participantes em todas as regiões de Mato Grosso. O maior evento itinerante da pecuária de corte fez a última apresentação nessa quinta-feira (07) para mais de 500 produtores e profissionais da região sul mato-grossense. Há oito anos, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) percorre o estado para levar informações técnicas aos produtores e coletar dados e as demandas da pecuária de corte.

Este ano, com o tema “Do pasto ao prato: agregação de valor à pecuária de corte”, o projeto levou aos produtores informações sobre como é possível investir em todas as etapas produtivas para atingir o principal resultado, produzir carne de qualidade. Foram quatro meses visitando 33 municípios e mais de 12 mil quilômetros percorridos.

O presidente da Acrimat, Marco Tulio Duarte Soares, explica que este é um dos principais projetos para o fortalecimento e desenvolvimento da pecuária de corte. “Encerramos o ‘Acrimat em Ação 2018’ cumprindo todas as metas que foram colocadas. Com apoio dos parceiros, conseguimos conversar com mais de cinco mil produtores sobre as principais questões que envolvem o setor. Um grande desafio superado ano após ano para chegar até aonde o pecuarista está”.

O “Acrimat em Ação 2018” apresentou a palestra de Marco Tulio Habib Silva, engenheiro agrônomo e diretor da ScotM Consultoria. O palestrante destacou a importância do projeto tanto para os produtores, quanto para os realizadores, que podem conhecer de perto a realidade da pecuária.

“Mato Grosso é um estado muito grande e com diferentes modelos produtivos. Com o ‘Acrimat em Ação’ é possível levar informações a regiões de difícil acesso e a produtores de diferentes perfis para que possam melhorar seus negócios. É uma experiência de troca de conhecimento”, afirmou Habib Silva.

Esta troca de informação entre produtores, entidades e empresas é fundamental para direcionar os trabalhos da Acrimat. O superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, destacou esse trabalho realizado em parceria para o desenvolvimento de ações.

“O Imea participa desde a primeira edição e o ‘Acrimat em Ação’ é uma prioridade para porque nos permite saber como nossas informações chegam aos pecuaristas e quais as perspectivas e demandas deles. Além disso, o Acrimat em Ação não acaba depois do último evento, o projeto continua dentro do Imea com a tabulação das informações coletadas para que a Acrimat direcione suas ações para atender as demandas e melhorar o mercado da carne”.

Neste processo de intercâmbio de informações, o representante regional da Acrimat em Rondonópolis, Marcelo Vendrame, ressalta ainda o compartilhamento experiências entre os produtores de diferentes regiões do Estado.  “A troca de informações entre as regiões visitadas pelo ‘Acrimat em Ação’ é muito importante para conhecer a realidade de outros produtores. Assim conseguimos ter um conhecimento maior sobre atividade em todo o estado e direcionar nosso trabalho”.

 

Continuidade

 Os próximos passos são a compilação dos dados coletados, formulação dos relatórios finais e a partir disso o planejamento dos trabalhos para atender as demandas identificadas. O diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari, explica que mais do que as pesquisas, o contato com os pecuaristas é a base para que a entidade desenvolva ações que representam o setor.

“São quase 300 eventos realizados nos últimos oito anos e que permitiram que a Acrimat se consolidasse como a entidade representante da pecuária de corte mato-grossense e uma das principais porta-vozes da atividade no país. Com o ‘Acrimat em Ação’, o pecuarista tem acesso às tecnologias, ferramentas de gestão e informações para melhorar o negócio, ao mesmo tempo em que pode falar sobre suas demandas”.

Para o diretor-técnico da Acrimat, Francisco Manzi, o “Acrimat em Ação” é um exemplo de que o produtor está em busca de conhecimento e atualização e a Acrimat busca atender este anseio. “Já falamos sobre boas práticas, intensificação, gestão e este ano trouxemos esta palestra sobre como produzir para atender as demandas dos consumidores. São formas de apoiar o produtor na busca pela excelência”.

 

Parcerias

 Para chegar até os produtores, com um produto de qualidade e informações relevantes, a Acrimat conta com o apoio de empresas e entidades que acreditam que uma pecuária forte pode ter reflexos positivos para toda a sociedade. Como uma das principais atividades do estado, a produção de carne bovina movimenta a economia da maioria dos municípios.

Este ano, o “Acrimat em Ação” teve como Sicredi, Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar), concessionárias Trescinco e Ariel e Scot Consultoria.