A melhoria no atendimento aos produtores e no ambiente do trabalho dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) em 14 municípios mato-grossenses já é visível. A constatação é feita pelos presidentes do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa), Marco Túlio Duarte Soares, e do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase), Gutemberg Silveira, e da presidente do Indea-MT, Daniella Bueno.
Entre os dias 3 e 5 de outubro os municípios de Brasnorte, Carlinda, Itaúba, Cáceres, Poconé, Chapada dos Guimarães, Jaciara e Pedra Preta receberam as novas unidades do órgão, revitalizadas por meio do termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado, o Fesa e o Fase. As oito unidades fazem parte do diagnóstico elaborado pelas equipes técnicas e foram reinauguradas com a presença dos gestores, produtores, servidores do Indea, presidentes de sindicatos rurais, membros de associações e representantes das administrações municipais. Em agosto deste ano foram entregues outras cinco.
“Seria impossível em um tempo tão curto termos essas unidades revitalizadas e, graças a esse termo de cooperação com o Fase e o Fesa, hoje é uma realidade. São unidades que estavam extremamente deterioradas, algumas estavam há mais de 20 anos sem passar por reforma. A gente percebe nos servidores a satisfação em trabalhar em um ambiente mais agradável, climatizado. O produtor também ganhou, pois recebe um novo local para serem atendidos”, afirma a presidente do Indea-MT, Daniela Bueno.
Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso e do Fesa-MT, Marco Túlio Duarte Soares, é satisfatório ver a execução e entrega das obras atenderem o planejamento realizado. “Nessa segunda rodada de entregas das unidades do Indea podemos ver a satisfação é grande e mostra que estamos no caminho certo. Temos muito pela frente, com um grande volume de obras em andamento, mas ao fazermos essas reinaugurações vemos como tem valido a pena o investimento. Esperamos concluir as 141 revitalizações até junho de 2019”, afirma o presidente do Fesa-MT.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Gutemberg Silveira, o envolvimento da comunidade local é notável. “A melhoria é para todos, tanto servidores quanto produtores rurais que tem no Indea-MT um importante ponto de apoio e diversos serviços necessários para a atividade. Importante destacar o envolvimento dos sindicatos rurais em todas as cidades por onde já fizemos as entregas, pois entendem que é um ganho para o setor e para a própria cidade”, afirma.
Pecuarista e veterinário no município de Jaciara, Jorge Santana concorda com os gestores e reforça que as reformas tem resgatado o orgulho dos servidores e dos produtores. “O Indea é o órgão mais importante na fiscalização sanitária e o ideal é que tenhamos um lugar adequado, bem estruturado e isso é o que temos a partir de agora”.
Responsável por um rebanho representativo e pela produção de 11% do volume de sementes produzidos no país, na Serra da Petrovina, o município de Pedra Preta também comemora a reinauguração do Indea local, que atende produtores de toda a região.
“O produtor tem o Indea como sua casa, onde tem vários serviços necessários, e ser recebido em um ambiente mais adequado, sem dúvida, é motivo de orgulho para todos. A defesa agropecuária agradece todo o empenho e investimento que estão sendo feitos”, afirma o gerente regional de supervisão da unidade do Indea de Rondonópolis, que contempla a cidade vizinha, Ricardo de Oliveira Alves.
—