O governo federal divulgou investimentos de R$ 180,5 milhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) na região da Planície Pantaneira, que abrange partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O valor será usado para ajudar na recuperação econômica das atividades produtivas afetadas pela ocorrência de estiagem e incêndios florestais de grande proporção ocorridos em 2020.
A medida atenderá empreendedores de atividades rurais e urbanas de 22 municípios da região. Em Mato Grosso, 13 cidades serão atendidas pela iniciativa. Barão de Melgaço, Cáceres, Cuiabá, Curvelândia, Figueirópolis do Oeste, Itiquira, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Porto Esperidião, Santo Antônio do Lerveger e Várzea Grande.
No estado vizinho, os municípios beneficiados são Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso do Sul e Sonora.
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) destaca a importância da ajuda para os pecuaristas da região. “Toda a ajuda é bem-vinda, pois o Pantanal ainda não se recuperou dos estragos causados pela maior seca dos últimos 50 anos, bem como dos incêndios que devastaram propriedades e levaram, em muitos casos, tudo que os pecuaristas da região tinham; o homem pantaneiro, que está no Pantanal há mais de 300 anos, criando seu gado em comunhão com a natureza, precisa de toda a ajuda que a sociedade e governo puderem dar”, destaca o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Jr.
O montante foi aprovado pelo Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A área é elencada como prioritária pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), formulada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
“Estamos criando condições para que os produtores e empreendedores do Pantanal possam recuperar suas atividades no período mais breve possível. É um crédito importante, com condições bastante atrativas, e que vai ajudar na recuperação da atividade econômica da região”, observou o ministro do MDR, Rogério Marinho.
FCO
O Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 7.827, de 27/09/1989, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), mediante programas de financiamento aos setores produtivos, buscando maior eficácia na aplicação dos recursos.
As empresas e os produtores rurais que desejarem iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas, na Região, podem contar com o apoio do FCO para financiar seus empreendimentos com longo prazo de pagamento e baixas taxas de juros.