Associação encerra experimento comparando desempenho de machos Nelore inteiros e cruzados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Iniciado no mês de março, experimento realizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) fará a pesagem final de 88 animais nesta quinta-feira (22), a partir das 7h. Foram avaliados no período de 120 dias machos inteiros Nelore e machos cruzados em semiconfinamento.

Os animais participantes entraram na prova com idade máxima de 30 meses e pesando entre 400 e 450 kg. Devem sair com aproximadamente 21@. O experimento foi realizado na Estância Oásis (campo experimental da ACNMT), na rodovia BR 364, no km 50, em Cuiabá.

Esta é uma parceria da ACNMT com a Cargill-Nutron, o Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva (NEPI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Sinop, FS Energia, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e iBeef Founder; com apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Entre os itens que a serem avaliados estão: ganho em peso diário; ganho de carcaça diário; peso e rendimento das carcaças; avaliação de carcaça e qualidade de carne; consumo e digestigestibilidade do pasto e suplementos; retenção de nitrogênio pelos animais; rendimento de carne na desossa e eficiência alimentar.

Conforme o presidente da ACNMT, Aldo Rezende Telles, ambos os lotes de animais serão mensurados e comparados após receberem o mesmo manejo nutricional. Também será realizado abate técnico para aferir rendimento e tipificação da carcaça, desempenho produtivo e nutricional.

“É importante destacar que esse estudo inclui também uma análise econômica dos dados em busca de maior eficiência na pecuária, respeitando os quatro principais pilares da máxima rentabilidade na pecuária, que são: manejo correto, sanidade, nutrição adequada e genética”.

Lorenzo Pacheco, médico veterinário e especialista da Cargill-Nutron, explica que as recentes pesquisas buscam obter carne de alta qualidade em um curto espaço tempo.

“Estamos empenhados em obter informação palpável e qualificada sobre o desempenho dos animais, com melhor desempenho e custo-benefício em suplementação (retorno financeiro) até a hora do abate”.

A professora do NEPI, Kamila Andreatta, pontua que as parcerias são necessárias para que as pesquisas mantenham a produção de informações de qualidade para a pecuária estadual, que é referência para o país.

“Este experimento em específico servirá para compararmos animais Nelore puros e animais Cruzados (tucuras), permitindo ao produtor clareza nas tomadas de decisão ao optar por uma destas categorias animais”.

Abate técnico – Será acompanhado pelo professor Dr. Angelo Polizel da UFR (iBeef Founder), na sexta-feira (23.07), no frigorífico JBS do município de Diamantino.

Números da pecuária – Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 31 milhões de animais, dos quais 80% da raça Nelore ou ‘anelorado’. A ACNMT reúne criadores de todo o estado, com sede no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Contato: (65) 3624-0182/99632-7697/ http://neloremt.org.br/

Ascom/Nelore-MT