O Acrimat em Ação, maior programa itinerante da pecuária de corte de Mato Grosso, desembarcou na região Araguaia do Estado para apresentar os conceitos de uma pecuária de corte de sucesso a mais de 100 produtores do município de Canarana nesta quinta-feira (17.03).
Este foi a primeira parada do Acrimat em Ação nesta segunda rota, que vai percorrer ao todo três municípios das regiões Norte Araguaia e Médio Araguaia. Realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Acrimat em Ação é o maior programa itinerante voltado para a pecuária de corte no estado.
Segundo o diretor-técnico da Acrimat, Francisco Manzi, a intenção é levar conhecimento técnico sobre a bovinocultura de corte aos pecuaristas, especialmente aqueles das regiões mais produtoras e também mais distantes dos grandes centros urbanos, como é o caso de Canarana.
“Estamos aqui trazendo um palestrante de renome, pesquisador, que fala sobre como transformar a fazenda em uma empresa. Pode ser uma empresa de uma vaca ou de centenas de vacas. O importante é que ele esteja disposto a fazer uma mudança na sua fazenda para que tenha lucratividade e consiga atender os anseios do mercado”, afirmou.
Realizado na sede do sindicato rural do município, o Acrimat em Ação reuniu pecuaristas de pequeno, médio e grande portes, bem como lideranças empresariais do agronegócio de Mato Grosso, que acompanharam a palestra “Pecuária de corte de sucesso: um caminho sem volta”, realizada pelo doutor Flávio Dutra de Resende.
Durante a palestra, o professor apresentou o cenário atual da pecuária de corte e as alternativas que o produtor deve lançar mão para que possa aperfeiçoar suas técnicas e aumentar sua produtividade, por meio da nutrição animal.
Para o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wisch, um evento desse porte é importante para todos aqueles que tiram do campo o seu sustento, independentemente se são agricultores ou pecuaristas, especialmente em Canarana, onde grande parte dos produtores rurais executam as duas atividades.
“Somos todos produtores. Os pecuaristas são produtores de proteína animal e, os agricultores, de proteína vegetal. Essa união tem que haver e o sindicato está aqui fazendo parte. Quando se fala em sindicato rural, muitos lembram só dos produtores de soja e milho, mas não podemos nos esquecer dos pecuaristas, pois são eles que consomem o nosso milho e soja, em forma de ração. Por isso, damos muita importância para esses eventos da Acrimat, para mostrar que há essa união principalmente aqui em Canarana, onde a boa parte dos pecuaristas também são produtores de proteína vegetal”, disse Alex.
Além de Canarana, o Acrimat em Ação também será realizado em Ribeirão Cascalheira nesta sexta-feira (18.03) e em Vila Rica no sábado (19.03). Em ambos os locais, os eventos ocorrerão às 19h no Parque de Exposição de cada uma das cidades.
Outras rotas
Além da rota 2, o Acrimat em Ação já realizou a rota 1 e percorreu os municípios de São José do Rio Claro, Guarantã do Norte, Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Alta Floresta. Nessas cidades, o Acrimat em Ação reuniu mais de 850 participantes, demonstrando a importância do programa junto aos pecuaristas.
Ao todo, o Acrimat em Ação percorrerá quatro rotas, que compreendem 19 municípios em oito regiões de Mato Grosso. A expectativa é de que 3,5 mil pessoas participem do programa, que se encerrará em 9 de abril. Veja as rotas completas abaixo.
O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), FS Bioenergia, além da Nissan Saga.
Veja todas as rotas: