A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizou a entrega de insumos para a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que serão utilizados pela empresa para a realização de análise de solo de propriedades que integram o Programa de Produção Sustentável de Bezerros
A entrega faz parte de uma parceria entre as duas entidades para o desenvolvimento do programa pioneiro de intensificação da produção de bezerros em Mato Grosso. Por meio da parceria, a Empaer realiza as análises de solo, que são fundamentais para melhorar as condições das pastagens e, por consequência, da qualidade nutricional destinada aos animais.
Até o momento já foram realizadas 519 análises químicas e físicas de solo em algumas propriedades dos municípios que integram o programa. Fazem parte do Programa de Produção de Bezerros Sustentável as cidades de Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu e Ribeirão Cascalheira, que compõem a região do Vale do Araguaia, além de Cáceres, na região do Pantanal.
Para o coordenador do programa, o economista Amado de Oliveira Filho, essa união de esforços é fundamental, pois é a partir dessas análises que os consultores técnicos do programa realizam as recomendações para correção e adubação, suprindo eventuais deficiências nutricionais do solo, para que seja possível melhorar a qualidade de pastagens, com menor custo de produção.
“A análise de solo é o básico para começar a melhorar a oferta de alimentação adequada para os animais, especialmente as matrizes. Essa parceria é bastante saudável e oportuna. Ficamos felizes em poder contribuir, pois sabemos que através de parcerias promovemos a multiplicação dos recursos disponíveis. Estamos ajudando em outros trabalhos que, ao final da história, vão beneficiar os produtores”, disse Amado de Oliveira.
O diretor-presidente da Empaer, Renaldo Loffi, destacou a relevância da parceria que vai permitir à empresa avançar com as atividades do laboratório de solos e nutrientes em benefício do pequeno e médio produtores, que são atendidos pelo programa. “Não é tão importante o valor, mas essa parceria que nos permite realizar esse importante trabalho”, garantiu.
A coordenadora de Pesquisa e Fomento, Danielle Helena Müller, reforçou que parcerias como a realizada, em que são entregues insumos, permitem maior celeridade às atividades.
“Super apoiamos essas parcerias, pois vocês devem ter conhecimento das dificuldades que a Empaer em relação a recursos financeiros, que são escassos. Então, quando conseguimos fazer parceria, tornamos o sistema mais viável e agiliza muito. Para a Acrimat é bom, pois vocês precisam dessa prestação de serviço. E para nós é bom, pois viabiliza a aquisição de insumos para a operação e não deixa de cumprir o nosso objeto, que é a prestação do serviço para a agricultura familiar e aos médios e grandes produtores do Estado”, encerrou.
Também participaram da entrega a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Denise Ávila Guterres, o técnico da Empaer, José Alcântara Filgueira, além da supervisora do Programa de Produção Sustentável de Bezerros, zootecnista Josiani Marques.