O diretor-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, participou da comemoração dos 10 anos da promulgação do Código Florestal Brasileiro, realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na noite desta terça-feira (31.05), em Brasília.
Ele estava acompanhado pelo diretor da Acrimat, Júlio Rocha, e pelo advogado Armando Candia, também representando a associação. O evento contou ainda com a presença de autoridades e representantes do setor agropecuário e homenageou personalidades que fazem a diferença no setor do agronegócio.
Para o presidente Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, o Código Florestal trouxe mudanças e mecanismos importantes que asseguraram a proteção ambiental, a redução do desmatamento e garantiram a segurança jurídica para quem produz. Entre eles, está a criação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).
“O Código Florestal veio trazer uma pacificação sobre o tema desenvolvimento sustentável, dando equilíbrio entre a produção econômica e a preservação ambiental, criando regras novas para as pequenas propriedades, que ficaram mais protegidas do que na legislação anterior. Foi uma vitória importante do setor, que trouxe segurança jurídica para o produtor na sua questão ambiental”, afirmou.
O presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), comemorou o resultado do trabalho do Código Florestal e de outros projetos liderados pela Frente. De acordo com o parlamentar, nada seria possível sem o apoio técnico do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e dos demais parlamentares ligados ao setor.
“Muito do que nós estamos comemorando aqui é resultado do trabalho de todos que estão aqui. Não podemos esquecer da FPA, do IPA com o apoio técnico, e de todos os que se dedicam ao setor agropecuário diariamente. É motivo de muita honra servir à sociedade brasileira e ao meu país. Poder representar as causas do nosso povo brasileiro, em especial do produtor rural”, disse.
Prêmio FPA
Durante o evento foi entregue o Prêmio FPA, que agraciou personalidades importantes para o setor agropecuário: deputada federal Tereza Cristina (PP-MS), na categoria Personalidade do Ano; Pedro Rebelo, que representou o ex-deputado e relator do Código Florestal na Comissão Mista do Congresso Nacional, Aldo Rebelo, na categoria Atuação Política; deputado federal e presidente da FPA, Sérgio Souza (MDB-PR) como Parlamentar Destaque; a engenheira Mariângela Hungria, na categoria Acadêmica, e os jornalistas Iuri Pitta, Rafael Walendorff e Paulo Saad.