O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, participou da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste, nesta terça-feira (04.10), para dar início à transferência da concessão da BR-163 ao Governo de Mato Grosso.
O TAC é um dos passos principais para que a concessão 822,8 km da BR-163 seja transferida ao Governo de Mato Grosso, via MT Participações e Projetos (MT Par), que passa a assumir as dívidas contraídas pela Concessionária Rota do Oeste para as obras na rodovia.
Para o presidente Oswaldo Pereira é de fundamental importância a conclusão das obras na rodovia, pois vai garantir a segurança de todos os usuários da BR-163, bem como possibilitar o escoamento com eficiência dos produtos do agronegócio. Além disso, vai permitir ao Estado se tornar mais competitivo, uma vez que Mato Grosso possui grande potencial produtivo.
Atualmente, Mato Grosso é o estado com maior rebanho bovino do Brasil, com aproximadamente 32 milhões de cabeças de gado, e referência na produção agrícola.
“Foram muitas vidas perdidas nesta rodovia e um longo período até se chegar neste momento, de solução. Além de necessária para o transporte das pessoas, a BR-163 tem uma importância econômica para o Estado. Vão iniciar as obras no trecho mais ruim”, disse o presidente da Acrimat.
Presente no evento, o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio também reforçou a relevância da BR-163 para todo Brasil, como um importante eixo referência para a logística, pois é o principal corredor que liga Mato Grosso aos portos brasileiros.
“A BR-163 é um grande eixo arterial que corta do Estado de norte a sul, precisa estar duplicada salvando vivas e trazendo eficiência para nosso agronegócio, fazendo com que o Estado deixe de ser eficiente apenas da porteira para dentro. Mas também eficiente na logística fazendo com que os produtos cheguem de forma mais competitiva”, afirmou.
Já o governador Mauro Mendes destacou o esforço do Estado e da União para que se pudesse chegar à formalização do TAC, que é considerado como um ato histórico para Mato Grosso, pois vai concluir uma obra prometida há mais de 20 anos.
A previsão é de que, nos próximos dois anos, o Governo do Estado invista aproximadamente R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras da rodovia. Deste valor, segundo o Governo, R$ 300 milhões já estão em caixa no MT Par.
“A importância não é somente para o transporte e a logística. Mas para a vida das pessoas. Dá medo e continua dando medo de pegar essa rodovia, que tem um dos maiores trânsitos pesados do Brasil. Muito mais do que fazer um negócio para os negócios de Mato Grosso. Estamos fazendo uma ação para a vida dos mato-grossenses e a qualidade de vida das pessoas”, disse o governador.
Também participaram do ato de assinatura o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCU), Bruno Dantas, os senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Margareth Buzetti, além de deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos e lideranças políticas e representantes das entidades do agronegócio.