Nesta sexta-feira (14.10) é celebrado o Dia Nacional da Pecuária, uma atividade econômica de grande relevância para Mato Grosso, que auxilia no desenvolvimento do Brasil e alimenta no mundo. Por isso, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) homenageia a todos os produtores que atuam nesta nobre atividade.
Berço da pecuária do país, Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil, com 32,4 milhões de cabeças, o que representa 14,4% do efetivo nacional. E pelo terceiro ano consecutivo, o Estado alcançou em 2021 o número recorde da série histórica, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de setembro.
Além disso, é graças à atividade pecuária que Mato Grosso lidera a comercialização e exportação da carne vermelha para o mercado externo. Países como a China, Hong Kong, Rússia, Egito, e Emirados Árabes Unidos, por exemplo, consomem a proteína mato-grossense.
Mas não são somente os países estrangeiros que apreciam os produtos da pecuária. Oito em cada dez bovinos abatidos no Brasil são consumidos no próprio mercado interno, segundo os dados do boletim do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne).
A pecuária também vai muito além dos bois e vacas, da qualidade dos produtos e de ser uma mola propulsora da economia brasileira. A atividade vem ganhando destaque no que se refere à produção com eficiência, tecnologia, sustentabilidade e conservação ambiental.
“A pecuária, para quem vive no dia a dia, é paixão. Temos preocupação com o bem-estar animal e em produzir uma carne de qualidade que seja aceita mundo afora. Hoje estamos muito preocupados com o futuro”, afirmou o 1º vice-presidente da Acrimat, Amarildo Merotti.
Por tantas contribuições ao Brasil e ao mundo, a pecuária merece todo o reconhecimento e valorização. A todos os pecuaristas, a Acrimat demonstra o seu mais alto respeito, admiração e gratidão. Veja a homenagem da Acrimat.