Acrimat em Ação inicia rota 2 e discussão sobre lucro atrai pecuaristas que tentam superar momento atual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Acrimat em Ação iniciou a rota 2 no município de Marcelândia e tem se mostrado como uma oportunidade para que os pecuaristas aprendam a permanecer com o seu negócio mesmo diante do atual cenário da pecuária.

O evento é realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Marcelândia é a primeira das oito cidades da região Norte de Mato Grosso que receberão esta rota 2.

O segundo vice-presidente da Acrimat, Agenor Vieira, explica que o Acrimat em Ação, neste momento, está servindo para dar um norte, uma orientação às decisões que cada um dos produtores devem tomar dentro de suas propriedades.

Ele esclarece que o atual cenário da pecuária – com a suspensão das exportações para a China devido ao registro do caso atípico de vaca louca no Brasil, a queda no preço da arroba e o aumento dos custos de produção – tem impactado muito no dia-a-dia do produtor.

“Todos nós, produtores, saímos de 2022 preocupadíssimos e, como aquilo que é ruim ainda pode piorar, piorou. Acharam esse caso da vaca louca que está servindo para derreter, para piorar ainda mais os preços, comprometendo a margem. A Acrimat detectou essa preocupação dos produtores e buscou uma palestra que pudesse ser extremamente útil a todos nós. Produzir todos nós sabemos fazer muito bem, cada um dentro da sua realidade. Agora, precisamos aprender onde gastar a maior parte do tempo, nossa maior energia e em que devemos focar neste momento. E este grande evento está contribuindo com esses conhecimentos”, afirmou.

Nesta 11ª edição, o Acrimat em Ação promove o circuito de palestras sobre “O que realmente importa para ter lucro na pecuária”, realizado por Antônio Chaker, graduado em zootecnia, mestre em produção animal e referência em projetos de gestão com foco específico no desenvolvimento e execução de ações para ampliação do lucro da empresa agropecuária.

Ele apresenta, durante a palestra, os conceitos de planejamento e gestão da propriedade para auxiliar os pecuaristas a melhorarem o negócio da porteira para dentro e, com isso, fortalecerem a atividade pecuária no Estado. Acompanharam a palestra em Marcelândia cerca de 110 participantes, entre produtores, profissionais e lideranças do setor, além de representantes dos sindicatos.

O representante regional da Acrimat, Daniel Wolf, destacou a importância da entidade para levar informações aos pequenos e médios produtores das cidades do interior do estado, que são carentes de conhecimentos técnicos qualificados.

“É uma honra poder estar presente e participar dessa entidade de classe tão importante para o nosso estado. E ver essa atividade e a interiorização disso ao redor de um estado de grande relevância pro nosso país é motivo de orgulho. Então, estamos aqui para aprender também e poder contribuir no que for preciso”, afirmou.

Wolf reforçou ainda a necessidade do associativismo e de os produtores terem um papel mais ativo dentro das entidades de classe para a conquista de melhores no setor.

“Então nós, como produtores, temos que entender de forma real e necessária como isso pode contribuir para o negócio de todos. Esses pensamentos coletivos num momento como o que a gente está passando hoje é fundamental. Eu acho que essa união vem ao encontro desse trabalho com a Acrimat”, disse, durante o evento.

Além de Marcelândia, o Acrimat em Ação passará pelas cidades de Guarantã do Norte, Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Carlinda, Nova Canaã e Colíder durante esta rota 2.

Ao todo, o Acrimat em Ação percorrerá quatro rotas até o mês de abril, totalizando 30 municípios visitados. A previsão é de que a Rota 4, que encerra a 11ª edição do Acrimat em Ação, aconteça na cidade de Barra do Garças, em 19 de abril.

O Acrimat em Ação conta com os patrocínios do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e FS Bioenergia.

Veja as cidades por onde o Acrimat em Ação passará:

Saiba mais sobre as rotas do Acrimat em Ação 2023

Veja mais sobre as edições anteriores

Texto: Assessoria de Imprensa da Acrimat

Foto: Leandro Balbino