O maior evento itinerante da pecuária de corte, promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), encerrou a primeira das quatros rotas, com recorde de público em todos os municípios. Ao todo foram mais de mil e quinhentas pessoas, entre pecuaristas, profissionais da área, estudantes e público em geral, que estiveram nos seis municípios da região oeste do estado.
Neste 13ª Edição, o palestrante é Wagner Pires, Engenheiro Agrônomo, formado em Agronomia e Zootecnia, com pós-graduação em Pastagem. O tema escolhido foi: “Manejo correto de pastagem: Receita para uma pecuária de sucesso”.
O primeiro município a receber o evento foi Cáceres, que teve um público de 341 participantes. O número é 200% maior comparado ao ano anterior.
“É gratificante ver a casa cheia principalmente porque sabemos os desafios da pecuária e a importância que o pasto tem na construção desse nosso negócio. O grande diferencial é que não apenas o pecuarista esteve presente, mas sim a equipe responsável pelo manejo diário também marcou presença”, destaca a representante regional do Vale do Rio Paraguai, Ida Beatriz
Para o representante regional Amarildo Merotti, o tema escolhido é fundamental para o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso.
“Não existe pecuária sem refeitório e o refeitório é a pastagem. Trazer um profissional com mais de 40 anos de experiência é de grande relevância, mas não se pode vir e ouvir a palestra e não aplicar na produção posteriormente”, relata Amarildo
Para o Diretor de Relações Institucionais da Acrimat, Neto Gouveia, o desempenho e o currículo do palestrante, influenciou no sucesso da primeira rota.
“O sucesso do evento é a somatória do trabalho que a Acrimat vem fazendo, com o empenho dos diretores e presidentes dos sindicatos, sem deixar de destacar o vasto currículo do palestrante Wagner Pires. Hoje tenho certeza de que muitos que estiveram na palestra, vão sair daqui com muitas informações para conduzir as pastagens em suas propriedades”, enfatiza Neto Gouveia
Já em Poconé, o avanço do público chegou a 30%, com mais de 150 participantes. A região pantaneira, recebeu de braços abertos o tema. Para o pecuarista e diretor, Ricardo Figueiredo de Arruda, o Acrimat em Ação deste ano complementa as palestras dos anos anteriores.
“Acrimat em ação é um evento consolidado em todo estado, trazendo muito conhecimento nos municípios onde passa. O tema desse ano, vem fechando um ciclo onde já falamos sobre gestão de pessoas, financeiro, nutrição agora e precisávamos falar sobre a base da pecuária, que é a pastagem”, conta Ricardo.
Representando a entidade, o Diretor Tesoureiro José João Bernardes, enfatizou a importância de provocar o pecuarista para que sempre melhore os cuidados com o pasto.
“Especialmente se tratando de Cáceres e Poconé, que são municípios de grande relevância para pecuária, trazer esse tipo de palestra não é apenas falar sobre pastagem, mas sim constituir uma crítica e uma motivação. É o momento de fazer o produtor pensar que o sucesso da pecuária depende especialmente dele”, conta Bernardes.
O terceiro município a receber o evento foi Salto do Céu, com mais de 220 pessoas assistindo. Em seguida a cidade vizinha, São José dos Quatro Marcos reuniu um público de 300 participantes. Já na sexta-feira, Pontes e Lacerda recebeu o Acrimat em Ação e lotou o espaço no Parque de Exposição, com cerca de 170 pessoas.
Finalizando a rota, o último município desta primeira semana foi, Porto Estrela. Foram mais de 150 participantes acompanhando atentamente o palestrante Wagner Pires.
O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Grupo Canopus e FS Fueling Sustainability.
Ao todo serão 30 municípios, divididos em quatro rotas. Confira abaixo as datas das próximas rotas.