A “PEGADA HÍDRICA” DO BOI

01/10/2015

Um quilo de carne de boi consome 15.000 litros de água. Esta manchete é publicada seguidamente pela mídia, normalmente sem quaisquer questionamentos. A primeira divulgação ocorreu em 2012 pela ONG WWF no Fórum Mundial da Água. A WWF divulgou uma tabela elaborada pela universidade de Twente na Holanda, para registrar a “pegada hídrica” de diversos […]

Um quilo de carne de boi consome 15.000 litros de água. Esta manchete é publicada seguidamente pela mídia, normalmente sem quaisquer questionamentos.
A primeira divulgação ocorreu em 2012 pela ONG WWF no Fórum Mundial da Água.
A WWF divulgou uma tabela elaborada pela universidade de Twente na Holanda, para registrar a “pegada hídrica” de diversos produtos agropecuários e industriais. Assim, 1 xicara de café consome 150 litros de água, 1 ovo 50 litros e 1quilo de carne 15.000 litros.
De tão absurdos que são estes números, parece que foram calculados num ambiente totalmente idiotizado.
O indicador “pegada hídrica” hoje nem é mais polêmico. Simplesmente não é mais aceito pela ciência.
Entretanto, a ONG WWF e a mídia, continuam divulgando este “monstrengo”.
Emoção e ideologia nunca se deram bem com razão e ciência.
O que se deve ter em mente de forma bem clara, é que o uso da água não consome, não gasta, não destrói nem extingue a água, apenas interfere em seu processo. A água é apenas usada.
Na “pegada hídrica” é calculado também como gasto toda a água da chuva que cai na área onde é criada a vaca e o boi, que depois é transformada para o consumo de 1 quilo de carne. Um absurdo.
Da água da chuva que cai nas pastagens, parte dela escorre diretamente para rios e outra se infiltra no solo beneficiando as pastagens e alimentando o lençol freático que acaba nos rios que por sua vez desaguam nos oceanos, onde haverá evaporação, que formam as nuvens, que após percorrerem milhares de quilômetros se transformam em chuvas que molham os solos e que enchem novamente os rios.
É o destino da água em todo o planeta. Inexorável, queiram ou não os ambientalistas.
A quantidade de água no planeta é a mesma de milhões de anos atrás. Ela estará sempre em um de seus estados físicos: sólido, liquido ou gasoso. É possível que a água que você tomou hoje já passou pelo intestino de um dinossauro.
Diariamente são publicados artigos ambientalistas, geralmente com um viés catastrófico, com a pretensão de verdade cientifica. O arroto do boi como grande contribuinte do aquecimento global é uma delas.
Isto será assunto para o próximo artigo.
Somos a favor da causa ambientalista. Temos que lutar para evitar a poluição do ar, da água e do solo, sempre se baseando na razão e na ciência.
Voltando ao demonizado boi, não se preocupe nem deixe de dormir nem um minuto ao consumir o seu bife diário ou seu churrasco domingueiro. Com certeza você não estará “destruindo” 15.000 litros de água para cada quilo de carne, como pregam os fanáticos militantes da causa alarmista.

Fonte: Arno Schneider - Eng. Agrônomo e Pecuarista