Abates de bovinos em junho cai 9% no Mato Grosso

Mato Grosso abateu 375,09 mil animais em junho, queda de 9,39% no comparativo mensal

abate1Mato Grosso abateu 375,09 mil animais em junho, queda de 9,39% no comparativo mensal. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta no último boletim, que “atenta-se para o fato de que, mesmo em um mês em que as discussões sobre a greve do órgão foram grandes, o abate de animais não foi de fato tão prejudicado, já que, se vislumbrarmos o passado, constata-se que nos últimos seis anos o abate em junho foi menor que o de maio”.

Segundo entidade, “no entanto, cabe salientar que o Indea-MT é responsável pela emissão das guias de trânsito animal do Estado, e calculando toda a movimentação, exceto abate, nota-se uma queda de 50,32% na comparação com a média histórica do mês de junho. Ou seja, verifica-se que o funcionamento parcial do Indea afetou de maneira discrepante a movimentação de animais em MT, com maior impacto sobre a circulação de animais que não tinham como destinação final o abate.

No Mercado, a semana passada foi de estabilidade no preço do boi gordo e vaga gorda, com variações de 0,08% e 0,16%, respectivamente. O preço do gordo ficou na média de R$ 132, 63 a arroba.