O Acricorte, realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), terminou nesta sexta convidando o público a construir desde já o futuro da pecuária de corte. Sucessão familiar, comunicação, intensificação, segmentação de produto e mercado financeiro foram os temas abordados no último dia do maior evento técnico da pecuária de corte do Brasil.
Usar a bolsa de valores a seu favor foi a grande provocação feita por João Sebba, principal influenciador do mercado financeiro hoje em dia. Filho de pai e mãe pecuaristas, ele esteve no Acricorte para mostrar como a lógica do investimento em mercado futuro pode ser aplicada na prática do pecuarista.
“Minha missão é colocar a pecuária brasileira ainda mais no topo. E a bolsa ajuda o pecuarista a garantir resultado. Dominando essa ferramenta, você pode programar o preço de venda. Ganhar mais é consequência”, declarou.
Pela manhã, o pecuarista e empresário Daniel Wolf falou sobre sucessão familiar. Mostrando que, no Brasil, 95% das empresas têm gestão familiar e que 65% das falências ocorrem por conflitos familiares, ele fez um alerta. “Nossos jovens estão perdendo o vínculo com a fazenda. Na minha infância e adolescência, brinquei na fazenda, lidei com animais e operei máquinas, e isso tudo foi me dando gosto pelo campo”, relembra ele.
Tocando hoje a indústria de ração animal da família, Daniel Wolf alertou à plateia que uma sucessão familiar bem-sucedida requer transparência e diálogo. “O pai teve desafios que o filho não terá. O desafio da segunda geração é profissionalizar a atividade e aumentar a produtividade. São histórias diferentes. Além disso, ainda existe a possibilidade de que os sucessores não sejam obrigatoriamente os filhos, mas os netos”, pontuou Daniel Wolf.
Ex-vice-presidente de Marketing do McDonald’s no Brasil, João Branco também se apresentou no Acricorte pela manhã partilhando aprendizados que teve frente à rede de fast food. “A maior lição de marketing é perceber que o cliente é uma pessoa que nos procura em busca de algum tipo de ajuda. Por isso, a melhor estratégica do mundo é você conhecer de verdade quem é seu cliente e se importar com ele”, declarou.
O insight veio da dura realidade: conforme a nova geração de jovens aumentava, diminuía o market share do McDonald’s no Brasil. Em busca de soluções, João Branco passou a estudar mais o ‘novo’ cliente e descobriu que era preciso mudar. “Tem uma geração inteira atenta à comunicação que não se identificava mais conosco. Foi preciso mudar não apenas vídeos e propaganda, mas principalmente nosso atendimento, porque para eles é mais importante ser atendido por pessoas reais do que rapidamente”, contou.
Defensora do conceito “pasto é lavoura”, a professora PhD em Zootecnia Janaina Martuscello subiu ao palco do Acricorte para mostrar que a chamada “pecuária extrativista” não tem mais espaço no presente e futuro. “A nova pecuária é a velha pecuária que faz o básico extraordinariamente bem-feito. Precisamos aprender a fazer sistemas integrados para que a atividade seja competitiva e lucrativa”, enfatizou Janaína.
Já Roberto Barcellos, consultor com 30 anos de experiência na cadeia de produção, mostrou porque o próximo passo da pecuária é se tornar uma atividade “de precisão”. “Cada perfil de cliente prefere um tipo de carne, da sem gordura à premium. Seja com Fusca ou com Ferrari, é possível ter resultado. O grande erro é trabalhar na média”, orientou Barcellos.
Saiba mais
O Acricorte chegou à quarta edição em 2024 e reuniu cerca de mil pessoas no auditório e aproximadamente 3 mil visitantes no Pavilhão de Estandes. Mais de 60 empresas participaram da exposição.
O Acricorte teve como patrocinadores masters: Fórum Agro / FPA MT, Banco Genial, Sicredi, Confraria Carcaça Nelore, Inpasa, Agroceres, IMAC, Marfrig, FS Bioenergia, Inbra, Estância Bahia, MSD, Fortuna, Senar/Famato, UPL, Pannuci Pré-moldados, Elanco, Programa Leilões, Meta Soluções Ambientais, JBS/Friboi, Currais Itabira (Grupo Premobras) e Balanças Açores.