Acrimat avança com programa de produção sustentável de bezerros no Araguaia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) segue avançando com o programa pioneiro de intensificação da produção de bezerros. Mesmo com os sérios problemas gerados pela pandemia do coronavírus, o programa registrou 194 adesões, cujos participantes vêm recebendo assistência técnica produtiva e ambiental.

O objetivo do Programa de Produção Sustentável de Bezerros é melhorar a qualidade dos bezerros produzidos em Mato Grosso, viabilizar a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), aumentar a produtividade dentro das propriedades e garantir melhor renda para todos os agentes da cadeia.

E como melhorar a qualidade dos bezerros começa pela oferta de alimentos para o rebanho, a Acrimat, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), já realizou mais de 450 análises de solo nas propriedades dos municípios de Gaúcha do Norte, Paranatinga e Ribeirão Cascalheira, que compõem a região do Vale do Araguaia e são participantes do programa.

As análises são fundamentais para melhorar as condições das pastagens e, por consequência, da qualidade nutricional destinada aos animais. De acordo com supervisora do programa, a zootecnista Josiani Marques de Jesus, a execução da análise do solo é o primeiro passo para a formação, reforma ou recuperação das pastagens e permite identificar a melhor forma de corrigir as deficiências nutricionais encontradas em cada tipo de solo.

Segundo a zootecnista, é a partir dessas análises que os consultores do programa fazem as recomendações, seja ela da necessidade de cálcio, magnésio e fósforo, por exemplo, para que seja possível obter a qualidade de pastagens que atenda às exigências nutricionais, com menor custo de produção. Isso porque pastagens bem manejadas e de qualidade reduzem a demanda por suplementação proteica/energética.

Além das propriedades localizadas nos municípios de Gaúcha do Norte, Paranatinga e Ribeirão Cascalheira, as fazendas dos municípios de Poxoréu e de Cáceres também integram o programa Produção Sustentável de Bezerros. Nesses últimos municípios, no entanto, essa fase de orientação técnica e análise de solo ainda será realizada.

Outro importante serviço que o programa vem oferecendo aos produtores beneficiados é a rastreabilidade, que é uma moderna ferramenta de gestão e ainda poderá aumentar a rentabilidade em função da transparência quanto à regularização da propriedade e observação da legislação ambiental brasileira, que é uma exigência de mercado.

Ao todo, a Acrimat conta com uma equipe técnica formada e distribuída nos municípios participantes que é composta de três médicos veterinários, dois engenheiros agrônomos, um economista, um engenheiro florestal e um zootecnista. Além destes, atuam ainda outros sete consultores das empresas Via Verde e Boviplan.

Para o coordenador do programa, o economista Amado de Oliveira Filho, toda essa estrutura forma “um time da importância que a pecuária mato-grossense merece” – e as expectativas positivas para o ano de 2022 são grandes, devido ao avanço das ações nos municípios de Cáceres e Poxoréu, que são dois importantes polos produtores de bezerros e que receberão os mesmos serviços dos demais.

Já para o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, a implementação do Programa Sustentável de Bezerros é uma excelente oportunidade de melhorar ainda mais a qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso. “Essa qualidade impactará positivamente na carne que chegará aos consumidores”, resumiu.