Acrimat, Carrefour e IDH iniciam cadastramento para o projeto Produção Sustentável de Bezerros

A Acrimat, o IDH e o Grupo Carrefour lançarão o projeto “Produção Sustentável de Bezerros”
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e o Grupo Carrefour lançarão, na próxima terça-feira (18.09), o projeto “Produção Sustentável de Bezerros”. O projeto tem como objetivo oferecer aos produtores de carne de Mato Grosso ferramentas que permitam melhorar os resultados do segmento da cria nos aspectos, econômicos, ambientais e sociais.

O primeiro município a receber o projeto será Ribeirão Cascalheira (891 quilômetros de Cuiabá). O lançamento, e o cadastramento dos pecuaristas para adesão ao projeto, será realizado na sede do Sindicato Rural, a partir das 8h30. Já no dia 19 de setembro, o município de Gaúcha do Norte (575 quilômetros de Cuiabá) receberá a equipe responsável pelo projeto para apresentação e cadastro dos produtores, no Sindicato Rural, às 8h30. A etapa será encerrada em Paranatinga (387 quilômetros de Cuiabá), na Câmara Municipal, às 8h30.

De acordo com o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, o projeto vai atender 300 propriedades rurais. “Por meio do projeto vamos contribuir com a melhoria da qualidade dos bezerros viabilizando a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), aumentando a produtividade dentro da propriedade e, consequentemente, garantir melhor renda para todos os agentes da cadeia”, afirma Amado. A área total dos três municípios é de 5,2 milhões de hectares.

Por meio do Produção Sustentável de Bezerros será oferecida capacitação com base em ações como diagnóstico da propriedade, análise das ferramentas tecnológicas a serem aplicadas, assessoria para regularização fundiária e ambiental, orientação para acesso às linhas de crédito, assistência técnica nas áreas de veterinária, zootecnia e gestão da propriedade, assistência técnica para recuperação de Áreas de Preservação Permanente, treinamento de ferramentas de gestão financeira, promoção da carne da região para o mercado interno e externo, entre outros.

“Um dos principais benefícios da iniciativa ‘Produção Sustentável de Bezerros’ é intensificar a produção das fazendas ao mesmo tempo em que os recursos florestais são conservados, promovendo uma produção sustentável e economicamente viável”, explica Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour.

A parceria entre a Acrimat, o Grupo Carrefour e IDH também tem como expectativa aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual, apoiando o Código Florestal Brasileiro, o conjunto de requisitos legais para proprietários de terra na conservação florestal em suas propriedades privadas.

“Esta é uma abordagem inovadora para o desenvolvimento sustentável, uma vez que conecta os mercados nacional e internacional para a originação da produção de bovinos de forma sustentável. Trata-se de um novo mecanismo sustentável de mercado que contempla regiões que abordam a sustentabilidade ambiental, social e econômica de uma só vez”, diz Daniela Mariuzzo, Diretora Executiva da IDH no Brasil.

 

SERVIÇO:

Evento: Lançamento e cadastramento do projeto Produção Sustentável de Bezerros

Programação:

08:30 – Cadastramento

09:30 – Abertura

09:50 – Apresentação IDH

10:10  Apresentação Carrefour

10:30 – Apresentação do Projeto pela Acrimat

11:00 – Mesa redonda e perguntas do público

11:30 – Encerramento