Acrimat e Aprosoja repudiam renovação do Fethab 2

O setor, além de repudiar a continuidade do Fethab 2, cobra gestão eficiente de governador eleito
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Diretores da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) receberam o governador eleito do Estado, Mauro Mendes, para uma reunião na sede da Acrimat no último dia 31 de outubro. Os diretores reforçaram a contrariedade em relação à continuidade do Fundo Estadual de Habitação e Transporte (Fethab) 2, que encerra em 31 de dezembro deste ano.

Para o setor é necessário que o Estado tenha uma gestão eficiente com o enxugamento da máquina e melhor aplicação do dinheiro público. Segundo o diretor financeiro da Acrimat, Oswaldo Pereira, diante dos problemas apresentados pelo governador eleito Mauro Mendes, como o déficit público, a renovação do Fethab 2 e oneração do setor produtivo não serão as soluções.

“É necessária a redução do tamanho do Estado, como o enxugamento da máquina, por exemplo. Não é um setor apenas que vai ter que arcar com toda essa conta”, afirma o diretor da Acrimat.
O presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, reforçou que os produtores não podem mais ser onerados. “O agricultor já está com as margens apertadas e isso pode inviabilizar a produção de grãos. Além disso, o Fethab 2 não cumpriu a finalidade para qual foi criado, desviando seus recursos para outras áreas diversas da infraestrutura”, diz Galvan.

Durante a reunião, Mauro Mendes assumiu o compromisso de detalhar o plano de governo em breve, assim como as ações para o enxugamento prometido ainda no período eleitoral. Do encontro ficou definido que será encaminhado ao futuro chefe do Executivo, o documento “Rodovias Prioritárias de MT”, onde estão destacadas as 15 principais rodovias do estado que precisam ser pavimentadas para melhorar o escoamento da produção agrícola e o trânsito dos cidadãos moradores daquelas regiões.