A Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) é uma das entidades que está apoiando a “Campanha de Boas Práticas para Uso de Produtos Veterinários em Mato Grosso”, que teve início nesta semana e que busca levar informação aos produtores rurais do Estado sobre a importância da saúde humana e animal e do meio ambiente, conhecida como Saúde Única.
A iniciativa é de autoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta também com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
O diretor da Acrimat, Francisco Manzi, destaca que é fundamental o envolvimento das entidades para a realização de iniciativas como essa, que promovem boas práticas em prol de garantir a sanidade animal, a qualidade tanto dos produtos utilizados no campo, bem como os que chegam na mesa do consumidor.
Ao longo da campanha a divulgação será feita através de áudios, mensagens de texto curtas e podcasts pelas redes sociais da Acrimat com diversas informações sobre a campanha, de forma simples e direta, de modo a permitir que diversos produtores tenham acesso ao conhecimento.
Os temas abordados envolvem o conceito de Saúde Única, a importância de que os medicamentos tenham registro no Ministério da Agricultura, a forma e o momento adequado de se aplicar carrapaticida nos animais, entre outros assuntos.
Todo esse material é online e tem como referência o livro digital “Diálogos Para Boas Práticas no Uso de Produtos Veterinários na Produção Animal”, da Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo (CES/SP), coordenada pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo (SFA-SP).
Além das publicações, a campanha também pretende estabelecer um diálogo com o produtor rural. Estão previstas ainda reuniões presenciais nos sindicatos rurais, nos escritórios do Indea-MT, por meio dos médicos veterinários, nas revendas de produtos veterinários e trocas de informações com os produtores pelo WhatsApp.
Veja o vídeo da campanha: