Acrimat e parceiros avaliam resultados de programa pioneiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), promove, entre os dias 10 e 12 de dezembro, reuniões de avaliação e de encerramento de atividades do projeto “Produção Sustentável de Bezerros”, programa realizado em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e Grupo Carrefour. O programa foi desenvolvido com objetivo de oferecer aos produtores de carne de Mato Grosso ferramentas que permitam melhorar os resultados do segmento da cria, nos aspectos econômicos, ambientais e sociais.

A primeira reunião ocorre na sede do Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira, no dia 10, das 9 às 12 horas. No dia seguinte, a reunião se dá no sindicato de Gaúcha do Norte. O ciclo de reuniões termina em Paranatinga. Os envolvidos se encontram na Câmara de Vereadores do município. Também das 9 às 12 horas.

De acordo com consultor técnico da Acrimat, Amado de Oliveira, o programa foi efetivamente lançado em setembro de 2018. “À época tivemos um número expressivo de pré-cadastros nas três cidades. Feitos todos os encaminhamentos, partimos para a prática, agora trataremos dos resultados”.

O projeto atendeu cerca de 300 propriedades no Vale do Araguaia, nas cidades citadas acima, com o objetivo de melhorar a qualidade dos bezerros produzidos, viabilizando a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), aumentando a produtividade dentro da propriedade, e assim, garantindo melhor renda para todos os agentes da cadeia.

“Fortalecer a cadeia produtiva de bezerros, criando uma área de produção sustentável, além de aumentar a renda e a produtividade dos pequenos produtores de bezerro, alcançando novos mercados, se tornou uma das principais preocupações da Acrimat”, diz o presidente da entidade, Marco Túlio Duarte Soares.

Principais atividades
Amado de Oliveira explica que o trabalho começa pelo diagnóstico da propriedade, e segue para análise das ferramentas tecnológicas a serem aplicadas; assessoria para regularização fundiária e ambiental; orientação para acesso às linhas de crédito e continua com a assistência técnica nas áreas de veterinária, zootecnia e gestão da propriedade.

“Depois passamos pela assistência técnica para recuperação de Áreas de Preservação Permanente; treinamento de ferramentas de gestão financeira e estabelecemos critérios para criação de uma área de originação sustentável verificada; para finalmente promover a carne da região para o mercado interno e externo”, finaliza o consultor técnico da Acrimat.

Produção Sustentável de Bezerros
O projeto foi idealizado pela Acrimat em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), organização sem fins lucrativos que reúne empresas inovadoras, organizações da sociedade civil e governos em parcerias público-privadas; fundação Carrefour, voltada ao combate da exclusão social a nível internacional e grupo Carrefour Brasil, líder de mercado de distribuição de alimentos.

Conta ainda com cooperação técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e apoio dos Sindicatos Rurais.