Acrimat e parceiros levam orientação técnica aos pecuaristas de Gaúcha do Norte

“A orientação técnica oferecida me mostrou que é possível começar de novo, aprender tudo novamente; antes eu fazia muita coisa sem saber como fazer corretamente, e o resultado era investir de forma errada, perder dinheiro”.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e o Grupo Carrefour realizaram nesta quarta (11) a 2ª reunião da fase de avaliação e de encerramento de atividades do programa “Produção Sustentável de Bezerros”, que visa orientar e capacitar pecuaristas de pequeno e médio porte com o propósito de incrementar a renda destes produtores, e como consequência, a melhoria de vida destas pessoas.

A diretora executiva da Acrimat, Daniella Bueno, iniciou a série de palestras apresentando o trabalho feito pela instituição em prol dos pecuaristas. Ações executadas pela entidade com o objetivo de beneficiar o setor produtivo, como reuniões em grupos representativos, que atuam junto aos governos municipal, estadual e federal, além de projetos como Acrimat em Ação e Acricorte, foram exemplificados pela gestora.

“É preciso entender que a Acrimat, uma associação que já conquistou reconhecimento nacional e internacional na representação dos interesses dos produtores, se fortalece quando o pecuarista se associa à ela, e estamos aqui para esclarecer pontos como a gratuidade da associação à instituição e qual o trabalho realizado por ela”, destacou a diretora.


Após as palestras, foram formados grupos de trabalho para analisar os prós e contras do programa Produção Sustentável de Bezerros. Izauli Evaristo Silvam um dos 56 pecuaristas assistidos pelo projeto em Gaúcha do Norte, disse que participar do programa lhe trouxe a sensação ‘de começar de novo’. “A orientação técnica oferecida me mostrou que é possível começar de novo, aprender tudo novamente; antes eu fazia muita coisa sem saber como fazer corretamente, e o resultado era investir de forma errada, perder dinheiro”.

Izauli diz que agora, com a ajuda do projeto, a realidade é outra. “Eu tinha uma área onde as coisas não estavam andando, não aconteciam; comprei outra área onde estou aplicando aquilo que me orientam no programa, como correção de solo, e tenho visto os resultados positivos”.


Leonardo Soares de Sousa, pecuarista há mais de 10 anos, também é assistido pelo programa. “Estou muito contente com o resultado apresentado até agora, a orientação dada pelos técnicos, que estão sempre prontos para nos atender, tem sido de grande valia. Eu mesmo estou fazendo a reforma do meu pasto e este projeto não poderia ter vindo em hora melhor”.

Outros pecuaristas apontaram a cobrança feita pelos técnicos como crucial para o sucesso do programa. “Eles insistem em mostrar que podemos melhorar, pois sabemos de nossas necessidades e devemos assumir esta responsabilidade”, disse um dos participantes. Outro apontou o uso da tecnologia como o ponto alto do projeto. “O processo de manejo é uma das coisas que devemos incorporar no nosso dia a dia, o conhecimento, estar sempre atento as novas tecnologias, é essencial para nos mantermos no mercado e termos um produto competitivo”, finalizou Carlito Antônio Jaqueto.