‘Acrimat em Ação 2017’ chega esta sexta-feira (31) em Juína

O evento leva informações técnicas sobre o mercado e atualiza os produtores sobre os desdobramentos da Operação Carne Fraca
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

 

Pelo sétimo ano consecutivo, Juína recebe o projeto “Acrimat em Ação” nesta sexta-feira (31), a partir das 19h, no Pesque e Pague São Francisco. A iniciativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) apresenta este ano a palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades” e ainda traz as últimas notícias sobre as consequências da Operação Carne Fraca para o setor.

O ‘Acrimat em Ação 2017’ passou, na última semana, pelos municípios de Brasnorte, Juara, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu e Castanheira, mobilizando mil produtores da região. Nesta sexta, Juína encerra a Rota 2 do maior programa itinerante da pecuária de corte do Estado.

O representante da Acrimat em Juína, Jorge Basílio, afirma que o tema deste ano é muito oportuno porque fala de desafios em um momento que passamos por uma situação de crise. “O intuito é que o pecuarista possa, a partir dessa palestra, se planejar e assim gerar mais lucro em sua propriedade”.

O pecuarista Raphael Nogueira, de Castanheira, explica que a Acrimat está acompanhando os desdobramentos da Operação Carne Fraca e trabalha pela valorização da pecuária de corte. “Nos últimos dias estamos percebendo uma articulação, por parte da indústria, para pressionar os preços no mercado. A Acrimat não vai aceitar isso e tem mostrado aos pecuaristas que está ao lado de quem produz a carne”.

Além do andamento da Carne Fraca, o Acrimat em Ação apresenta, por meio da palestra de Mariane Crespolini, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), as ferramentas e tecnologias disponíveis e como elas podem ser utilizadas de acordo com o perfil da propriedade e produtor.

Outro ponto debatido na palestra é o mercado da carne, um dos assuntos mais discutidos atualmente por envolver todos os integrantes da cadeia produtiva, produtor, indústria e o consumidor, que está cada vez mais exigente.

José Flávio Andreoli, representante da Acrimat, destaca que o principal objetivo do Acrimat em Ação é levar conhecimento e colher informações sobre as demandas das regiões produtoras, atuando para garantir a produção sustentável em todos os aspectos. “Nesta etapa conferimos de perto a situação da logística na região noroeste e imediatamente divulgamos na imprensa. Agora vamos cobrar, diretamente dos órgãos responsáveis, uma solução para nossas estradas”.

Parceria

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017,  o evento tem cinco parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.

Rotas

No dia 24 de março começa a Rota 2, com Brasnorte (24.03), Juara (25.03), Aripuanã (27.03), Colniza (28.03), Cotriguaçu (29.03), Castanheira (30.03) e Juína (31.01).

A Rota 3 passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).

A última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).