Barra do Garças recebe nesta terça-feira (11) a sétima edição do maior projeto da pecuária de corte do Estado, o “Acrimat em Ação”. A palestra sobre mercado, planejamento e gestão de propriedade será realizada a partir das 19h, no Garden Hall. Desde o dia 05, o ‘Acrimat em Ação’ percorre a região do Araguaia e já passou Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Cocalinho e Água Boa.
Nas últimas rotas, que passaram pelas regiões Oeste, Arinos e Noroeste, 2,2 mil pecuaristas participaram da palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, ministrado pela pesquisadora Mariane Crespolini, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Maria Ester Fava, a Teia, representante da entidade, diz que escolha do tema foi excelente por apresentar alternativas para a atividade mesmo em tempos de adversidades e exemplifica com a própria situação enfrentada pelo setor. “Hoje mesmo, com tudo que está acontecendo, estamos vendo o setor se unir para mostrar para o mundo o trabalho dos produtores. Não adianta lamentar, é preciso buscar soluções”.
Ainda segundo Teia, a pecuária está se profissionalizando, buscando informações e tecnologias que garantam renda. “Não existe mais esperar pela valorização da terra, a pecuária precisa ser rentável e para isso é preciso investir em tecnologia e profissionalização”, explica a pecuarista.
Sobre a palestra da pesquisadora Mariane Crespolini, os participantes receberão instruções sobre o mercado consumidor, as demandas e como planejar a produção para atender os clientes e garantir renda. “O mercado da carne tem uma demanda crescente, mas é cada vez mais exigente. A produção exige técnica, investimento e planejamento”, afirma Mariane Crespolini.
Parceria
O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017, o evento com a participação de cinco parceiros, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.
Rotas
A Rota 3 passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).
A última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).