Acrimat em Ação encerra Rota 1 em São José dos Quatro Marcos após passar por cinco municípios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A primeira rota do Acrimat em Ação, considerado o maior programa itinerante da pecuária de corte de Mato Grosso, se encerra nesta quarta-feira (15.02) em São José dos Quatro Marcos após passar por cinco municípios do estado.

Essa é a última cidade, dos seis municípios da região Oeste de Mato Grosso, a receber o evento. Em São José dos Quatro Marcos, o encontro acontecerá no Parque de Exposições, às 19 horas.

O Acrimat em Ação é realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e esta 11ª edição percorrerá, ao todo, 30 municípios de Mato Grosso. O objetivo é apresentar informações técnicas e de qualidade sobre a atividade pecuária, além de colher as demandas do setor.

Foto: Leandro Balbino

Nesta Rota 1, o Acrimat em Ação já passou pelos municípios de Poconé, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres e Rio Branco. Nesses locais, um total de 953 pessoas, entre pecuaristas, profissionais, lideranças do setor e representantes dos sindicatos rurais, estiveram presentes no evento.

Eles puderam acompanhar a palestra “O que realmente importa para ter lucro na pecuária”, realizada por Antônio Chaker e Maurício Piona, ambos referências em assuntos do agronegócio, que se revezaram para atender todas as cidades.

Na palestra, foram apresentados os conceitos de planejamento, gestão e os principais indicadores para contribuir e mensurar a evolução financeira das propriedades. A intenção é auxiliar o produtor na melhoria do seu negócio.

“Estamos no Acrimat em Ação falando de tudo o que é mais importante dentro das fazendas e que têm apresentado os melhores resultados. Estamos abordando sobre gestão, equipe, produção e tentando levar para o pequeno, médio e até para o grande produtor, aquilo que a gente observa que mais funciona. Trazemos uma linguagem bem acessível sobre o que deve ser feito, especialmente em um momento como esse que estamos passando, com a mudança do ciclo pecuário”, explicou Maurício Piona.

Foto: Leandro Balbino

Todos os conceitos apresentados, de acordo com Piona, são possíveis de serem aplicados dentro das fazendas, com o foco em não gerar novos custos, mas sim resultados. E a expectativa é de que o pecuarista compreenda que a mudança começa “da porteira para dentro”.

“Está sendo uma experiência fantástica. Ainda estamos na primeira rota, mas acreditamos que já está superando nossas expectativas pelo público que vem acompanhando. Temos uma interação muito bacana com os produtores, com os gerentes de fazenda, pudemos visitar algumas propriedades e mostrar que há muitas coisas que podemos fazer da porteira para dentro que, se somadas, ao final resultam em uma grande diferença”, concluiu o especialista.

Foto: Leandro Balbino

Além da Rota 1, o Acrimat em Ação percorrerá outras três rotas até o mês de abril. A previsão é de que a Rota 4, que encerra a 11ª edição do Acrimat em Ação, aconteça na cidade de Barra do Garças, em 19 de abril. A expectativa é de que 3,5 mil pessoas participem das quatro rotas do Acrimat em Ação.

O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e FS Bioenergia.

Veja as cidades por onde o Acrimat em Ação passará:

Saiba mais sobre as rotas do Acrimat em Ação 2023

Veja mais sobre as edições anteriores

Texto: Assessoria de Imprensa da Acrimat

Foto: Leandro Balbino