Acrimat em Ação inicia Rota 2

Água Boa recebe o evento no dia 13 de abril
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Intensificação é possível e tem que ser rentável”. É o recado que os produtores do estado que participam do Acrimat em Ação 2016 tem recebido nas palestras do engenheiro agrônomo Armindo Kichel, pesquisador da Embrapa Gado de Corte. Os eventos promovidos pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) levam informações técnicas de qualidade para os produtores, ao mesmo tempo coletam dados sobre a situação da produção de proteína vermelha. O A Rota 2 inicia em Vila Rica, no dia 12, passa por Água Boa, no dia 13, Cocalinho, no dia 14, Barra do Garças no dia 16 e encerra o circuito em Rondonópolis no dia 18 de abril.

Para o representante regional do Sudeste do Estado, Marco Túlio Soares, o evento é estratégico para a região. “A informação é sempre bem-vinda, principalmente no cenário atual em que os custos de produção variam muito. O produtor tem que estar atento à eficiência da propriedade e o tema do Acrimat em Ação tem esse foco, que é buscar mais resultados com menos investimentos. Os produtores que participarem conosco do evento certamente observarão resultados de curto e médio prazo na atividade”, destacou Marco Túlio.

Ao todo, nas cinco edições anteriores, mais de 17 mil pessoas, entre pecuaristas de pequeno, médio e grande porte e lideranças empresariais do agronegócio, participaram do programa desde 2011. Só em 2015, foram 5.300 presentes nos eventos. Além das palestras, cada rota ainda tem visitas técnicas nas fazendas das regiões para conhecer e acompanhar o desempenho e as inovações dos produtores.

Para o superintendente da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, a expectativa de participação é de superar 2015. “Realizamos as mobilizações desde janeiros nos municípios com uma receptividade muito boa. Intensificar a produção tem sido o foco do produtor. Com o Acrimat Em Ação levamos o conhecimento, tecnologia e inovação, para melhorar ainda mais esse desempenho”, destacou Manzi.

Entre os objetivos do Acrimat em Ação, estão a oferta de conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte; fomento de discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária; integração entre os produtores; e captar demandas específicas de cada região. Além de toda estrutura de realização, o Acrimat em Ação ainda traça um panorama estadual da pecuária. Os questionários estratégicos sobre os temas do setor, respondido pelos participantes nas palestras, trazem o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) – parceiro da Acrimat, dados de todas as regiões.  Como resultado dessa pesquisa, no ano passado o Panorama Pecuário de MT, apontou um crescimento de 70% na produtividade arroba/hectare nos últimos 10 anos.

A Comitiva rodará os 12 mil quilômetros do trajeto em 6 veículos e é composta pela equipe técnica e estratégica da Acrimat, imprensa e os parceiros. Para realizar do programa a Acrimat contou com parceiros que acreditam no programa e apoiam sua realização pelo fortalecimento da pecuária mato-grossense – Senar, Sicredi, Ouro Fino e Toyota – Via Láctea, Orion e Canopus.